Galeria B. Art’s, em Rio Preto, recebe exposição do fotógrafo Gustavo Alckmin

A galeria B. Art’s, em Rio Preto, recebe a partir da quarta-feira, 30, até o dia 20 de junho, a exposição “Vestígios de um instante”, do fotógrafo Gustavo Alckmin. A mostra marca a décima edição do projeto B. Art’s, que celebra dois anos sob a curadoria do artista plástico Newton Malvezzi, em parceria com a BILD Empreendimentos Imobiliários. A abertura, voltada apenas para convidados, acontece nesta terça-feira, 29, às 18h30.
O HOBBY
Gustavo conta que atuava como DJ e tinha um projeto de música eletrônica. Durante a pandemia, ele teve mais de 50 shows cancelados no ano. “Aquele foi um momento muito difícil, mentalmente, financeiramente, não só para mim, quanto para todos’, pontua.
“Na época, eu fotografava como hobby. Eu ia viajar para tocar como DJ e sempre levava uma câmera para fotografar e postar no Instagram. Na minha rede de amigos, a maioria trabalhava com Instagram na época, como influenciador; então, acabei produzindo conteúdo para bastante gente bacana e essas pessoas foram compartilhando até o dia que um cliente chegou para mim, que na verdade eu não sabia que era um cliente, e ele me falou: ‘Gustavo, eu queria comprar uma foto sua.’ Expliquei que poderia enviar a foto, mas ele falou: ‘não, eu quero comprar para fazer um quadro e colocar na minha sala’. Quando ele falou isso, eu me liguei que a fotografia poderia virar um produto. A partir daí, comecei a prospectar, a me profissionalizar nesse ramo da fotografia que é da parte de decoração, focado para os quadros”, completa.
OBRAS
A mostra conta com 29 obras, impressas em papel 100% algodão com tinta de pigmento mineral. As imagens compõem tiragens limitadas e numeradas, acompanhadas de certificado de autenticidade. Um gesto que reforça o caráter único de cada instante eternizado.
“Voltada a arquitetos, designers, colecionadores e apreciadores da arte da fotografia, "Vestígios de um instante" propõe uma pausa onde o olhar se demora e reencontra aquilo que parecia perdido: a beleza dos detalhes, o silêncio das formas, a emoção do invisível”, conclui o curador.
PROFISSIONALIZAÇÃO
Desde que se profissionalizou na fotografia, Gustavo possui um catálogo variado. “Como estou sempre fotografando durante as viagens, faço bastante coisa de paisagem, no geral. Porém, hoje em dia, eu tenho uma segmentação muito grande. Por exemplo, tem uma coleção chama-se montaria, que é só de cavalo; tem uma que se chama fotossíntese, que é só planta, folhagem. Tem uma que é chama-se 1667, que foi o ano que foi fundada a cidade de Paraty, pois as fotos foram feitas lá em Paraty”, conta.
“Eu me inspiro na verdade em coisas que que me chamam a atenção no olhar. Aí é uma uma sutileza, uma delicadeza que eu acho que vai de cada artista. No meu caso, eu acho que essa sensibilidade para um bom enquadramento, independente do que esteja ali na minha frente, seja uma paisagem maravilhosa ou um rastro de um pneu na areia, por exemplo”ressalta.
EFÊMERO
Gustavo conta que para o nome da exposição foi inspirado na rapidez do clique da câmera fotográfica. “O clique da câmera, que trabalho normalmente, é 1/100, que é o tempo que obturador abre e fecha. Foi inspirando nessa coisa do clique ser algo rápido, mas ele permanece, a gente transforma isso numa memória eterna”, diz.
“A rapidez desse mundo que a gente vive hoje, em que tudo é instantâneo, tudo é rápido, tudo é na hora e a gente às vezes esquece a preciosidade de alguns pequenos momentos que acontecem na nossa vida. Penso que a fotografia ajuda a gente a relembrar esses momentos de um jeito muito feliz”, comenta Gustavo.
Segundo o curador, “Vestígios de um instante” é uma imersão no efêmero, um convite à contemplação daquilo que escapa aos olhos apressados - mas que permanece, silencioso, na pele da lembrança.
“Nesta exposição, o fotógrafo Gustavo Alckmin transforma o instante em permanência. Através de uma curadoria de imagens captadas com olhar atento e alma aberta, cada fotografia autoral é mais do que um registro: é um fragmento de tempo condensado em poesia visual”, conta.