HCM de Rio Preto inaugura espaço que une brincadeira e tratamento contra o câncer

HCM de Rio Preto inaugura espaço que une brincadeira e tratamento contra o câncer
"Espaços lúdicos, o brincar como efeito terapêutico" são ambientes decorados com adesivos e brinquedos (Divulgação)

Com o objetivo de unir a brincadeira e o tratamento contra o câncer, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto inaugurou na quarta-feira, 7, o projeto “espaços lúdicos, o brincar como efeito terapêutico”. São ambientes decorados com adesivos e brinquedos.

Nos espaços recém-inaugurados do setor de oncologia pediátrica do HCM, foram instalados recursos que compreendem todas as faixas etárias, garantindo que haja estimulação adequada para o desenvolvimento infantil.

Daniela Barbosa Dias, psicóloga responsável pela Oncologia Pediátrica do HCM, explica que esses espaços lúdicos proporcionam uma experiência mais humanizada tanto para as crianças quanto para os seus acompanhantes.

“A criança começa a ter uma outra visão sobre esse lugar e passa a ter sentimentos positivos quando está aqui, não necessariamente medo ou preocupação em relação aos procedimentos que ela vai ser submetida”, explica a psicóloga.

O projeto foi concluído pela arrecadação da edição de 2022 do McDia Feliz, que contabilizou R$ 163 mil. A doação foi revertida na estruturação de uma sala de infusão de quimioterapia e no aperfeiçoamento da brinquedoteca, que abriga os pequenos pacientes enquanto aguardam procedimentos ou consultas.

Reconhecimento

O setor de Oncologia Pediátrica do HCM, ligado à Fundação Faculdade de Medicina de Rio Preto (Funfarme), recebeu o maior nível de avaliação dos hospitais parceiros do Instituto Ronald McDonald (IRM), que atua há 25 anos na promoção da saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e seus familiares com o objetivo de aumentar as chances de cura do câncer infanto-juvenil no Brasil.