Maior feira de pecuária em Rio Preto, a Expo começa neste domingo

Maior feira de pecuária em Rio Preto, a Expo começa neste domingo
Na tarde de segunda-feira, 9, alguns animais já haviam chegado ao Recinto de Exposições (Guilherme Baffi 9/9/2024)

A cinco dias para o início da 61ª Edição da Expo Rio Preto, a preparação está a todo vapor no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. Considerada a maior feira de pecuária do estado de São Paulo, a Expo neste ano será dividida em duas etapas: a Etapa Leite, que começa neste domingo, 15, e segue até 21 de setembro, e a Etapa Corte, de 28 de setembro a 4 de outubro.

Nesse primeiro momento, a Expo vai sediar a 24ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro e da Exposição Interestadual do Girolando. As duas exposições são organizadas pela Associação dos Produtores de Leite do Noroeste Paulista (Láctea Noroeste).

A expectativa do evento é de receber cerca de 700 cabeças de gado. Na tarde de segunda-feira, 9, alguns desses animais já estavam no local. Devido as altas temperaturas, funcionários refrescaram os animais com banho de mangueira.

Torneios

Para os torneios, que ocorrem entre os dias 15 e 18, estão previstos 55 animais, sendo 40 Gir Leiteiros e 15 Girolandos. As ordenhas serão feitas pela manhã e à tarde, e a premiação ocorre no último dia de competição. O animal que produzir mais leite, considerando a pesagem da produção, vence o torneio.

Julgamentos

Distribuídos em categorias que levam em conta fatores como idade, peso e genética, os animais também participam dos julgamentos ao longo dos dias 19, 20 e 21. A ação premia os pecuaristas que investem na melhoria das raças e reúne o setor leiteiro em um único lugar para incentivar a troca de experiências, informações e tecnologias.

Leilões

Quatro leilões das raças leiteiras irão movimentar os negócios entre 18 e 20 de setembro, sempre às 20h. Em uma seleção criteriosa de animais de alta qualidade genética no espaço que combina tradição, inovação e excelência no segmento, a expectativa de compradores e expositores para fechar bons acordos é alta.

O presidente da Láctea Noroeste, Alexandre Pereira da Costa, afirma que participar dessas mostras é um marco na própria vida. “Depois de 24 anos participando de exposições aqui, conseguirmos trazer o Gir Leiteiro e o Girolando em exposições nacionais e interestaduais, isso marca porque eu via o Recinto cheio de Gir. Hoje, estamos conquistando isso de novo. É maravilhoso”.

Tecnologia

O ponto de encontro do agronegócio é aproveitado pelo InterTech Leite, que inicia as atividades na feira no dia 16, com uma palestra do pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinícius Barbosa da Silva, com o tema “Expogenômica do Gir Leiteiro”. Serão abordados assuntos sobre tecnologias e resultados que preveem resistência e produção do animal, além de evitar possíveis doenças a partir da genética.

A palestra não é exclusiva para produtores de leite e, para participar, basta realizar a inscrição gratuita através do site https://encurtador.com.br/6hDQW.

Na primeira edição, o InterTech Agro movimentou mais de 2 mil pessoas. Para esse ano, a programação abrange três novas frentes: Mulheres, Cacau e Inovação Pecuária.

Etapa Corte

Entre os dias 25 e 28 de setembro, cerca de 900 cabeças de gado devem chegar ao Recinto para participar da Etapa Corte. Só de Nelore, que representa mais de 80% do rebanho de corte do Brasil, são cerca de 500 animais.

Além dele, sua variação sem chifres, Nelore Mocho, e raças como Guzerá, Tabapuã e Sindi também ocuparão os pavilhões do parque. A partir do dia 30 de setembro, serão feitas as pesagens do gado e os julgamentos seguem de 1º a 4 de outubro. Devido ao grande volume de bovinos previstos para a Etapa Corte, cerca de 130 animais das raças Santa Gertrudis, Simental Corte e Gir Dupla Aptidão serão julgados dentro da Etapa Leite, de 15 a 21 de setembro (as provas começam no dia 18, com as pesagens).

Ainda na Etapa Corte, o leilão "Tanabi Leilões" e o "Leilão Mundial Agropecuária" serão realizados no dia 2 de outubro, às 18h e às 20h, respectivamente. Somente no Leilão Mundial Agropecuária serão ofertados 45 lotes, compostos por fêmeas e prenhezes de alto padrão genético, com expectativa de movimentação de R$ 5 milhões. O montante reforça o papel da Expo Rio Preto Sicredi como um centro de excelência para o agronegócio nacional. (Colaborou Marcelo Freitas)