Mais quatro estudantes da região de Rio Preto são aprovados em Medicina na Famerp
A Faculdade de Medicina de Rio Preto divulgou nesta segunda-feira, 9, a segunda chamada para o curso de Medicina e mais quatro estudantes de Rio Preto e região estão entre os aprovados. São eles: Giovana Costa Paciência e Maria Fernanda Chimello Mayer, de Rio Preto, Tulio Henrique Gonçalves Ramos, de Nova Aliança e Jonas Rogerio Faustini Júnior, de Icém.
Com eles, a região soma 10 candidatos aprovados – a instituição oferece, por ano, 80 vagas.
Para Jonas, de 23 anos, a aprovação em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil é resultado de perseverança e muita dedicação aos estudos.
Ele concluiu o ensino médio no colégio Objetivo de Nova Granada e, há cinco anos, estuda em casa – sendo que em 2025 conquistou uma bolsa de estudos on-line do cursinho Poliedro.
“Meu foco sempre foi a Famerp, é um sonho que se realiza e já estou pronto para me mudar para Rio Preto”, comemora.
Entre os quatro novos convocados, Giovana e Túlio eram alunos de escola pública.
Os estudantes aprovados na segunda chamada terão terça e quarta-feira (10 e 11 de fevereiro) para realizarem a pré-matrícula online. A entrega da documentação exigida será feita na quinta-feira, 12, no Pavilhão Fleury, das 9h às 16h.
Primeira chamada
Antes deles, cinco estudantes de Rio Preto e um de Mirassol foram convocados na primeira chamada: Daniel Bin Ching Lin, Gabriela Campiteli Rodrigues, Leonardo Sartorelli, Raquel Ribeiro de Melo e Victor Joaquim Sant Ana – os dois últimos, estudantes de escola pública. A lista conta ainda com Nicolas Gabriel Vavra, de Mirassol.
O curso de Medicina registrou 13.584 inscritos, o que representa uma concorrência de 170 candidatos por vaga, um dos processos seletivos mais concorridos do país. A lista de aprovados está disponível nos sites da Vunesp e da Famerp.
Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de São Paulo, a Famerp é uma instituição pública e gratuita, com desempenho de destaque em avaliações nacionais. Em 2025, a faculdade conquistou nota máxima (5) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos de Medicina no país.
Para o diretor-geral da Famerp, Prof. Dr. Helencar Ignácio, o desempenho está diretamente relacionado à estrutura de formação oferecida aos alunos. “Os estudantes da Famerp aprendem na prática, em um hospital-escola de alta complexidade, com forte inserção no Sistema Único de Saúde. Essa vivência faz diferença na formação profissional”, afirma.
O hospital-escola da instituição é formado pelas unidades do complexo Funfarme, um dos maiores produtores do SUS no Brasil e referência para 104 municípios da DRS-15. Além disso, a Famerp mantém parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a atuação dos alunos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Na área de saúde mental, a faculdade também conta com clínica-escola de Psicologia, que realiza atendimentos pelo SUS, integrando ensino, assistência e serviço à população.

Redação 



