Mais quatro estudantes da região de Rio Preto são aprovados em Medicina na Famerp

Mais quatro estudantes da região de Rio Preto são aprovados em Medicina na Famerp
Famerp obteve conceito 5 - Johnny Torres / Famerp Divulgação

A Faculdade de Medicina de Rio Preto divulgou nesta segunda-feira, 9, a segunda chamada para o curso de Medicina e mais quatro estudantes de Rio Preto e região estão entre os aprovados. São eles: Giovana Costa Paciência e Maria Fernanda Chimello Mayer, de Rio Preto, Tulio Henrique Gonçalves Ramos, de Nova Aliança e Jonas Rogerio Faustini Júnior, de Icém.

Com eles, a região soma 10 candidatos aprovados – a instituição oferece, por ano, 80 vagas.

Para Jonas, de 23 anos, a aprovação em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil é resultado de perseverança e muita dedicação aos estudos.

Ele concluiu o ensino médio no colégio Objetivo de Nova Granada e, há cinco anos, estuda em casa – sendo que em 2025 conquistou uma bolsa de estudos on-line do cursinho Poliedro.

“Meu foco sempre foi a Famerp, é um sonho que se realiza e já estou pronto para me mudar para Rio Preto”, comemora.

Entre os quatro novos convocados, Giovana e Túlio eram alunos de escola pública.

Os estudantes aprovados na segunda chamada terão terça e quarta-feira (10 e 11 de fevereiro) para realizarem a pré-matrícula online. A entrega da documentação exigida será feita na quinta-feira, 12, no Pavilhão Fleury, das 9h às 16h.

Primeira chamada

Antes deles, cinco estudantes de Rio Preto e um de Mirassol foram convocados na primeira chamada: Daniel Bin Ching Lin, Gabriela Campiteli Rodrigues, Leonardo Sartorelli, Raquel Ribeiro de Melo e Victor Joaquim Sant Ana – os dois últimos, estudantes de escola pública. A lista conta ainda com Nicolas Gabriel Vavra, de Mirassol.

O curso de Medicina registrou 13.584 inscritos, o que representa uma concorrência de 170 candidatos por vaga, um dos processos seletivos mais concorridos do país. A lista de aprovados está disponível nos sites da Vunesp e da Famerp.

Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de São Paulo, a Famerp é uma instituição pública e gratuita, com desempenho de destaque em avaliações nacionais. Em 2025, a faculdade conquistou nota máxima (5) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos de Medicina no país.

Para o diretor-geral da Famerp, Prof. Dr. Helencar Ignácio, o desempenho está diretamente relacionado à estrutura de formação oferecida aos alunos. “Os estudantes da Famerp aprendem na prática, em um hospital-escola de alta complexidade, com forte inserção no Sistema Único de Saúde. Essa vivência faz diferença na formação profissional”, afirma.

O hospital-escola da instituição é formado pelas unidades do complexo Funfarme, um dos maiores produtores do SUS no Brasil e referência para 104 municípios da DRS-15. Além disso, a Famerp mantém parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a atuação dos alunos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Na área de saúde mental, a faculdade também conta com clínica-escola de Psicologia, que realiza atendimentos pelo SUS, integrando ensino, assistência e serviço à população.