Na foto, os 13 vencedores do Prêmio Líderes Regionais 2024, do Lide Noroeste Paulista (Jean Morelli)
Nesta sexta e sábado, dias 8 e 9, a Casa de Cultura Dinorath do Valle recebe primeira edição do Seminário Roupa Encena — Representação das Diversidades no Cinema. O evento visa promover o intercâmbio de conhecimentos e a reflexão crítica na área do figurino, investigando seu papel na construção da personagem cinematográfica. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo site roupaencena.com.br.
Segundo a professora e pesquisadora de moda Gabriela de Oliveira, idealizadora do Roupa Encena, o seminário visa promover uma iniciação ao figurino para o cinema, proporcionando uma visão abrangente que trate questões como o processo criativo, a pesquisa histórica e a representação de pessoas e culturas diversas na obra cinematográfica.
“A cena audiovisual tem crescido expressivamente em Rio Preto. Por isso, o seminário busca contribuir com esse crescimento, fomentando a formação de profissionais na área de figurino e exercitando o pensamento crítico em torno da sétima arte”, comenta Gabriela, que conta com o artista visual e produtor cultural Wagner Orniz na organização do Roupa Encena.
CONVIDADOS
A primeira edição tem como tema central a representação da diversidade no cinema, seja ela de gênero, etária, racial ou social.
Entre os convidados do Roupa Encena estão a professora, pesquisadora e escritora Maria Cláudia Bonadio, autora de obras importantes da moda — área em que desenvolve sua pesquisa por uma ótica histórica, e historiográfica e a professora e pesquisadora em gênero e indumentária, Natália Rosa Epaminondas, de Juiz de Fora (MG). Também marcam presença no Roupa Encena a pesquisadora e curadora de moda Hanayrá Negreiros, de São Paul e o figurinista André Simonetti, que tem larga experiência na cena nacional.
A realização da primeira edição do Seminário Roupa Encena - Representação das Diversidades no Cinema foi viabilizada pelo fomento cultural da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Ministério da Cultura.