Polícia Civil investiga acidente de criança em escola de Onda Verde
A Polícia Civil de Onda Verde instaurou inquérito para investigar as circunstâncias de um acidente ocorrido dentro da escola municipal José Ribeiro dos Santos Filho, que vitimou uma criança de 7 anos.
A vítima sofreu convulsões e foi submetida a várias cirurgias no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto. A família da estudante quer saber como o acidente aconteceu e se a escola demorou para informar a mãe.
O acidente
O caso aconteceu no dia 20 de agosto, mas o pai da criança só registrou boletim de ocorrência nesta segunda-feira, 2.
À Polícia Civil ele relatou que a filha é estudante do 1º ano do ensino fundamental e frequenta a escola no período diurno.
Por volta das 10h, uma funcionária telefonou para a mãe pedindo que ela fosse buscar a aluna, que estava chorando e reclamando de fortes dores de cabeça.
No caminho de volta para casa, a criança convulsionou, foi socorrida às pressas e encaminhada para o Pronto Socorro da cidade.
Vendo a gravidade, a médica plantonista acionou a ambulância e solicitou a transferência da vítima para o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto.
Piora
O quadro de saúde evoluiu rápido e, durante o trajeto, a equipe médica teve que parar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jaguaré, onde a estudante foi intubada.
De acordo com o pai, a menina foi submetida a duas cirurgias para conter uma hemorragia craniana. Ela está com o lado direito do corpo paralisado.
Ele afirma que a escola não prestou informações à família sobre o que aconteceu no prédio, mas soube que a menina teria escorregado no banheiro, razão pela qual solicitou imagens, que não teriam sido fornecidas.
Reunião
Uma reunião foi realizada nesta terça-feira, 3, entre funcionários da escola e o Conselho Tutelar da cidade.
A reportagem apurou junto à Polícia Civil que o caso será investigado pelo delegado José Luiz Chain, que vai requisitar as imagens captadas por câmeras internas da unidade de ensino.
Queda
Em nota, a Secretaria de Educação de Onda Verde informou que a criança sofreu uma queda na escola, tendo sido prontamente atendida pelos funcionários. "A mesma não apresentou nenhuma lesão aparente, sendo que a Direção da Escola, diante da situação, acionou a genitora da menor, que compareceu na escola minutos após o incidente, onde foi relatado o ocorrido".
De acordo com a pasta, a criança estava consciente e saiu andando da escola na companhia de seu genitora. "Quanto as imagens das câmeras, as mesmas estão a disposição dos genitores e assim que forem solicitadas pela autoridade competente, serão encaminhadas".
A Educação disse também que o caso está sendo apurado internamente.