Premiado espetáculo 'Vereda da Salvação' será encenado em Rio Preto

O premiado espetáculo “Vereda da Salvação” será apresentado pela Cia. Beradeiro, de Rio Preto, nesta sexta-feira, 9, em dois horários: às 14h e às 20h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. As sessões são gratuitas, contam com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e são seguidas de bate-papo com o público. No sábado, 10, a companhia ainda oferece um workshop gratuito sobre o processo criativo da montagem, na Casa de Cultura Dinorath do Valle.
O projeto de circulação do espetáculo “Vereda da Salvação” é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, Ministério da Cultura e governo federal.
Inspiração
Adaptação do texto do autor barretense Jorge Andrade, um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, "Vereda da Salvação" acompanha uma comunidade de trabalhadores rurais que, em sua busca por condições de vida dignas, mergulham em uma nova crença religiosa, a fim de encontrar o que acredita ser o caminho da libertação.
O espetáculo é resultado das pesquisas do grupo sobre o realismo poético de Jorge Andrade e sobre os aspectos fundamentalmente coletivos e sociais da obra. O caso real que inspirou a obra ocorreu em 1955, na fazenda São João da Mata, em Malacacheta (MG), e envolveu a morte de quatro crianças supostamente “possuídas pelo demônio”.
À época, diante do ocorrido, a comunidade foi atacada e baleada pela polícia da fazenda durante um banho de batismo. O fato acabou considerado um surto sociorreligioso.
Espetáculo
Dirigida por Fabiano Amigucci e Fagner Rodrigues, a montagem tem no elenco Andrea Capelli, Beta Cunha, Christina Martins, Daiane Souza, David Balt, Deivison Miranda, Esmeraldina Reis, Ester Carvalho, ESu Maiê, Geovanna Leite, Giovana de Paula, Jessica Paladino, Nathalia Navarro, Pietra Borges, Simone Moerdaui (também assistente de direção) e Vladmir Coelho. O cenário é de Léo Bauab, figurinos de Adbailson Cuba e iluminação de Luis Fernando Lopes.
A montagem da Cia. Beradeiro traz um coro, com 16 atores em cena, evidenciando o coletivo e a comunidade que se encontra presa ao lugar e aos seus acontecimentos, fortalecendo e potencializando o realismo poético da obra. "'Vereda da Salvação', além de ser uma obra de grande relevância social, é um texto referência para qualquer amante e estudante da arte", considera a equipe artística.