UBS Estoril abrirá aos sábados para atender pacientes com dengue em Rio Preto

UBS Estoril abrirá aos sábados para atender pacientes com dengue em Rio Preto
UBS Estoril abre neste sábado, 11 (Prefeitura de Rio Preto)

Além da ampliação de 55 leitos para internação em hospitais da cidade para pacientes com dengue, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu abrir a UBS Estoril aos sábados para atendimento exclusivo de casos de dengue, entre 7h e 13h.

Nesta semana, as unidades Estoril e Solo Sagrado passaram a funcionar em horário ampliado, até às 22h, para atender pacientes com dengue. Na UBS Estoril, foram realizados 639 atendimentos entre os dias 6/1 e 8/1, no período de 17h às 22h. Já na UBS Solo Sagrado, foram 276 atendimentos nos três dias, entre 20h e 22h. 

Em janeiro, o município contabiliza 1.879 notificações por dengue, das quais 142 foram confirmadas e 9 descartadas. Outras 1.728 continuam sendo investigadas. Em 2024, os casos confirmados chegaram a 32.916, enquanto 15.923 foram descartados e outros 4.983 estão sendo investigados.

 

Vacinação
A vacinação contra a dengue continua nas 29 UBSs de Rio Preto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o horário é ampliado até as 18h30, enquanto na UBS Solo Sagrado, o horário é até as 19h. O público-alvo, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No momento, a cobertura vacinal está em 34,51% para primeira dose e 28,81% para segunda dose.

Todos que receberam a primeira dose pela rede municipal devem retornar para receber a segunda dose e assim completar o esquema vacinal. No momento, há 3.939 pessoas faltosas. 

Próximos passos

Os próximos passos para o combate à dengue incluem a nebulização veicular em parceria com o estado (fumacê); ampliação de leitos do Centro de Hidratação na Swift; redistribuição de equipes de agentes de saúde para áreas críticas (UBS Estoril); agendamento de palestras em canteiros de grandes obras e condomínios residenciais; intensificação das ações de controle de vetores junto aos agentes durante a semana; aquisição de sete mil frascos de repelente para distribuição às gestantes, mediante prescrição médica, e ampliação de exames de hemogramas no Laboratório Municipal de Patologia Clínica. 

 

Rio Preto Sem Dengue: A Luta é de Todos

Neste sábado, 11, o mutirão dos agentes de saúde será nas áreas do Estoril e Santo Antonio. O horário de visitação às residências será das 8h às 14h. Durante a vistoria, os profissionais procuram possíveis focos de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.