Votuporanga confirma quinta morte por dengue na cidade em 2024
A Secretaria de Saúde de Votuporanga confirmou a quinta morte por dengue na cidade em 2024. A vítima da doença transmitida pelo Aedes aegypti é uma mulher de 85 anos, com comorbidades, que morava no bairro Vila Marin, em Votuporanga. A idosa estava hospitalizada na data da morte, no último dia 6.
Em atualização do boletim epidemiológico desta terça-feira, 23, a pasta registra 2,6 mil casos de dengue, 3.619 em investigação e oito casos do vírus dengue sorotipo 3 (DENV-3).
As outras quatro vítimas são duas mulheres, de 71 e 74 anos, e dois homens, de 70 e 68 anos.
No dia 23 de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Votuporanga decretou epidemia de dengue na cidade.
Chikungunya
Ainda conforme o boletim epidemiológico, Votuporanga tem nove casos positivos para a chikungunya, cinco em investigação e nenhuma morte pela doença na cidade.
Ações de combate
Na noite desta terça, quarta e quinta-feira, 23, 24 e 25, respectivamente, os bairros Pozzobon e Santa Amélia, na região norte da cidade, serão nebulizados durante a noite. Os locais foram escolhidos de forma estratégica devido ao número de casos da doença.
"Todas estas ações consistem em fortalecer as demais medidas que vêm sendo adotadas com o objetivo principal de eliminação do mosquito transmissor das arboviroses que além da dengue, incluem também zika e chikungunya", explica a Prefeitura em nota.