Amigo-secreto impulsiona as vendas de Natal em Rio Preto
O amigo-secreto ou amigo-oculto é popular durante as festas de fim de ano. Além de sua função simbólica, também possui impacto significativo na economia. No final de 2023, 70 milhões de consumidores participaram de amigo-secreto no Natal, aponta a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) e em 2024%, empresários esperam que a demanda aumente nos dias próximos ao Natal.
Tradição
A tradição representa uma oportunidade para o comércio, especialmente para pequenos e médios empreendedores. Durante o período natalino, lojistas relatam um aumento na procura por presentes de valor acessível, como cosméticos, chocolates, acessórios e produtos personalizados, pois atendem ao desejo de oferecer algo especial dentro de um orçamento limitado.
A universitária Giovana Lemos Magalhães, ressalta essas informações e diz que é uma forma de economizar. “É uma prática econômica, pois todo mundo sai ganhando e não necessariamente precisa ser algo muito caro, gasto menos de R$ 40”. Giovana e suas amigas realizaram o ‘amigo esmalte’, cada uma comprou dois esmaltes e depois fizeram a troca entre elas. “Foi uma forma de presentear e trazer a magia do Natal, não tendo foco no presente e sim na dinâmica, algo para se divertir mesmo”.
Na família do estagiário Thiago dos Santos Rosa, a tradição ocorre há oito anos e cada integrante coloca em uma lista o presente que deseja ganhar e que além de reduzir gastos, é uma forma de organizar a dinâmica. “Fazemos uma lista onde cada um coloca o que gostaria de receber. Além de deixar organizado, reduz os custos para não ter discrepância nos presentes”.
Comércio
Nos últimos anos, empreendedores locais também têm se beneficiado da prática. Leandro Bagdasaryan, franqueado do Boticário em Rio Preto, afirma que, até o momento, todas as lojas estão com procura de presentes para amigos-secretos, um crescimento considerado significativo de 15% com relação aos anos anteriores.
Pensando nesse aumento, as empresas estão criando kits personalizados e promoções que atendam às demandas específicas. A utilização de vouchers para serviços extras é uma forma inovadora de atrair clientes, explica Leandro.
Segundo Leandro, para amigo-secreto, os preços vão de R$ 39,90 até R$ 100.
“O QR Code dá acesso a um site exclusivo, em que o consumidor presenteado poderá escolher um benefício extra, recebendo um voucher para resgatá-lo. Tem muitas opções de presente extra como sessões de massagem, ingressos para o cinema, itens personalizados, descontos em compras, entre outros benefícios”, diz.
Leandro também destaca os descontos de até 30% em alguns kits, oferecendo variedade e preços acessíveis aos consumidores. “O crescimento supera ano a ano e os números já são excelentes, os kits contam ainda com até 30% de desconto, contribuindo para que o consumidor tenha variedade, com valores diversos”, completa.
Luciana Ferrari, gerente da Kopenhagen do Shopping Iguatemi, está otimista. A expectativa é que a demanda aumente e os valores a serem gastos com presentes para amigo-secreto variam entre R$ 50 e R$ 100. “A expectativa é que a procura aumente. Os clientes buscam preços de R$ 50 a R$ 100 para presentear”.
Para Eliete Rodrigues, dona da loja de cosméticos Exclusiv, a expectativa é aumentar 30% de seu faturamento no fim do ano “Percebi que o cliente está esperando para comprar na última hora, por isso, esperamos aumentar em 30% o faturamento próximo a semana do Natal”, finaliza.
(Colaborou Ana Beatriz Aguiar)