Cooperativa sediada em Urupês inicia nova etapa na exportação do limão

A Cooperlimão, cooperativa sediada em Urupês, no Noroeste paulista, enviou um contêiner com 24 mil quilos de limão tahiti para Toronto, no Canadá, iniciando uma nova etapa na exportação da fruta. Com 30 cooperados, que são produtores de limão na região, a Cooperlimão já vem exportando, nos últimos anos, para países como Portugal, Espanha, Alemanha e Chile. “Enviamos um contêiner em navio para fazermos esta primeira experiência, pois a logística é especial até para nós que trabalhamos muito com exportações. Foi preciso adaptar a embalagem, escolher frutas de casca mais grossa, aplicar uma película protetora e refrigerar todo o trajeto, o que garante a qualidade mesmo após quase 30 dias de transporte”, afirma Anselmo Spadão, gestor da Cooperlimão. A expectativa da Cooperlimão é de novos negócios para exportar limão tahiti, com mercados e países interessados na fruta brasileira.
Carne de frango
As exportações brasileiras de carne de frango encerraram o primeiro semestre deste ano com alta de 0,5% nos volumes embarcados. Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), 2,6 milhões de toneladas da proteína seguiram para a exportação, número 0,5% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, com 2,588 milhões de toneladas. “Por um lado, o saldo registrado em maio e junho demonstrou um impacto real, porém inferior ao que se chegou a especular com as suspensões decorrentes do único foco identificado e já resolvido de Influenza Aviária em produção comercial”, afirmou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Colheita do algodão
O clima frio e chuvas fora de época em diversas regiões do País vêm atrasando a colheita de algodão da safra 2024-2025, o que pode prejudicar a qualidade do produto, conforme avaliaram os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Até o dia 5 de julho, 7,3% da área brasileira havia sido colhida, bem abaixo da média dos últimos cinco anos, de 12%. Segundo o Centro de Pesquisas, vendedores seguem interessados em liquidar os lotes remanescentes de algodão da temporada 2023-2024 e em cumprir contratos a termo realizados anteriormente. Na região de Votuporanga, produtores já vinham alertando sobre as questões climáticas e as dificuldades com a safra de algodão deste ano, que começou a colheita recentemente nas lavouras.
Tilápia
Os preços da tilápia caíram em junho em todas as regiões produtoras do peixe, como já era esperado pelo setor. De acordo com os estudos do Cepea, a queda nos valores do produto comercializado esteve atrelada à menor demanda no mercado interno, comportamento típico durante o inverno, quando o consumo de pescado tende a diminuir. Já as exportações brasileiras de tilápia, segundo o levantamento, também apresentaram quedas, com o volume embarcado em junho, que caiu pelo terceiro mês seguido. Foram 1,288 mil toneladas, baixas de 9,3% em relação a maio e de 9,7% frente a junho de 2024.