Empresários participam de evento em Rio Preto sobre as melhores práticas de comércio exterior

Empresários participam de evento em Rio Preto sobre as melhores práticas de comércio exterior
Paulo Narcizo fala a empresários; guerra tarifária entre EUA e China desperta dúvidas de empresários (Ana Beatriz Aguiar 9/4/2025)

Logística, eficiência e segurança são palavras-chave quando o assunto é exportação. Por isso, o Ciesp Noroeste Paulista recebeu uma palestra sobre as melhores práticas de comércio exterior nesta quarta, 9. Quem comandou os trabalhos foi o despachante aduaneiro Paulo Narcizo.

Segundo o levantamento da Associação Comercial de São José do Rio Preto (Acirp), as exportações de produtos feitos em Rio Preto totalizaram US$ 51,9 milhões, um desempenho positivo de 15,1% em relação a 2023.

A diretora-titular do Ciesp Noroeste Paulista, Aldina Clarete D’Amico, prega que os empresários devem sempre procurar aumentar seu mercado consumidor e ser estimulado a fazer negócios fora do país.

“O empresário deve ser estimulado a fazer negócios fora do País e a nossa regional tem a responsabilidade de ajudar para que esses negócios aconteçam. Realizar um evento como este é de extrema importância, ainda mais agora, quando vemos que o tema da exportação está em alta por conta das medidas tomadas pelos Estados Unidos” diz.

Paulo Narcizo, despachante aduaneiro da Caribbean Express em Rio Preto, conta que o evento atende não somente aos empresários que já exportam, mas sobretudo àqueles que não sabem como e por onde começar no comércio exterior.

“Nossa intenção é orientar os participantes sobre os principais aspectos da exportação, desde a logística até as melhores práticas para garantir segurança e eficiência no processo” comenta.

OPORTUNIDADES

O escritor voltado ao e-commerce, Fabricio Gonçalves de Aguiar decidiu participar do seminário em busca de novas oportunidades e contatos. “Esse é o momento certo para agregar valor, definir melhor a logística de exportação, incluindo a escolha da melhor forma de transporte, contratar uma empresa de despachante aduaneiro para auxiliar no processo e planejar custos e prazos de entrega”, diz.

Além do conhecimento que Fabricio já existente, há uma série de itens sobre os quais são necessárias atualizações, como os documentos necessário para a exportações e as atualizações dos mercados americano e asiático.

Paulo Narcizo acredita que as empresas devem se preparar para as oportunidades que irão surgir com a guerra tarifária entre China e Estados Unidos.

“Com a guerra comercial dos EUA e o resto do mundo, teremos muitos produtos para atender, considerando que nossas exportações para o EUA foram taxadas em 10%, diferentemente dos demais países, como China 34%, União Europeia 20% e Japão 24%”, afirma

“A China é forte em exportação, temos que ocupar este espaço. Quando se exporta, exporta produto e não tributo. Toda exportação é desonerada de IPI, PIS, Cofins e ICMS, dando maior competitividade no exterior”, ressalta o despachante, lembrando do setor joalheiro.

INICIANTE

O engenheiro-agrônomo e sócio proprietário da Agritech Heveicultura, Jackson Gonçalves conta que o evento é importante para sua empresa que está iniciando no ramo de exportação. “É muito importante para nós adquirir conhecimento, saber questões de taxações, de impostos, logística e transporte. Já estamos no mercado há mais de 20 anos, nós desenvolvemos um produto e agora vamos começar a exportar para o mundo todo, então estamos adquirindo conhecimento para iniciar esse trabalho a partir do mês de agosto desse ano” relata. (Colaborou Ana Beatriz Aguiar)