Espetáculo ‘Na Lona de Benjamim’ abre o Janeiro Brasileiro da Comédia em Rio Preto
A apartir desta quarta-feira, 21, o palco do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e outros locais pelas 10 regiões da cidade recebem espetáculos e ações formativas do festival Janeiro Brasileiro da Comédia.
A cerimônia de abertura, com homenagem ao diretor e ator Walter Máximo, que morreu em dezembro, começa às 19h30. Na sequência, às 20h, acontece a apresentação do espetáculo “Na Lona de Benjamim”, do Coletivo Cattappum!, de São Paulo. Essa apresentação conta com intérprete de Libras. A peça será reapresentada na quarta-feira, 22, também às 20h, no mesmo teatro, seguida de um bate-papo com a plateia.
ESPETÁCULO
Com direção de Mafalda Pequenino, “Na Lona de Benjamim” refaz os passos do palhaço negro Benjamim de Oliveira. A obra é uma homenagem ao legado desse multiartista propagador do Circo-teatro no começo do século 20 e aos artistas negros da época.
Uma trupe de palhaçaria que viaja no tempo/espaço remendando histórias do passado em busca da herança de Benjamim encontra uma velha lona de circo, onde existe um morador desmemoriado que não lembra sobre a sua história, muito menos a de Benjamim. Com samba, músicas do congado mineiro, folias de reis, mágicas, números cômicos, teatro de revista, radio novela e melodrama, a trupe embarca nas memórias do circo-teatro brasileiro para combater o surto de desmemória aguda.
Compõem o elenco os atores Chico Vinicius, Fagner Saraiva, Monique Salustiano, Jéssica Turbiani e Raquel Gandolfi.