Golpe do falso advogado coloca a OAB de Rio Preto em alerta

Golpe do falso advogado coloca a OAB de Rio Preto em alerta
OAB de Rio Preto reúne informações para encaminhar à sede na capital (Divulgação/Jornal da Advocacia/OAB)

Diante da explosão do número de casos do golpe do falso advogado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lidera duas frentes de combate e alerta para clientes e profissionais da área. Uma delas é a plataforma "ConfirmADV" e a outra é a criação de um grupo de trabalho, em parceria com a Polícia Civil, para investigação em todo o Estado de São Paulo.

Segundo a OAB, foram registradas 1,6 mil denúncias desde 2024 no Estado. Em Rio Preto, neste final de semana, uma médica de 56 anos teve prejuízo de quase R$ 100 mil após cair no golpe. Por mensagem, o bandido afirmou que obteve êxito em uma ação que ela move, mas precisava de dinheiro para custear as guias da ação judicial. O estelionatário chegou a encaminhar cópias do processo. A vítima acabou transferindo o valor.

Uma idosa de 65 anos, que preferiu não se identificar, também caiu no mesmo golpe, em agosto de 2024. O bandido afirmou que a vítima precisava quitar umas taxas, no valor de R$ 5 mil, para que um suposto valor de imposto não fosse cobrado. Achando que estava conversando com sua advogada, a vítima fez a transferência.

"Como eu não tinha esse dinheiro, acabei pedindo emprestado para uma amiga e fiz o depósito. O número era diferente, mas tinha a foto da minha advogada. Quando foi à noite, veio na minha cabeça que poderia ser golpe. Cedinho fui ao banco tentar voltar o dinheiro. O gerente abriu uma solicitação e fui fazer o boletim de ocorrência".

A vítima ficou assustada com a situação, o que prejudicou sua saúde também. "Hoje estou à base da calmante, tomando medicamento de pressão alta. Desse golpe para cá, minha pressão que nunca foi alta agora está chegando a 22", finaliza.

Casos

A advogada Ana Cristina Vargas Caldeira, especialista em direito do consumidor no Escritório Vargas Caldeira Advocacia, destaca que apenas em seu escritório atende cinco pessoas que já caíram no golpe do falso advogado.

"Eles (golpistas) colocam a minha foto ou o símbolo do escritório com outro número de telefone. Ele fala que trabalha para mim, e mostra o processo correto, por isso que a pessoa acredita. É um golpe que, infelizmente, é praticado por pessoa que tem habilidade e capacidade para entrar no Tribunal de Justiça (TJ)", explica a advogada.

A advogada alerta para que, pessoas que receberem mensagens de números desconhecidos, desconfiem. "Ligue, peça para a pessoa falar, fazer uma chamada de vídeo. A primeira coisa é constar número de telefone", completa a especialista.

Alerta

A presidente da OAB de Rio Preto, Izabela Fantazia da Silva Rejaili, explica que o Conselho Federal lançou a plataforma de verificação de advogado (ConfirmADV), em que a pessoa coloca o nome do advogado, o número da OAB, e o endereço de e-mail. Isso, segundo Izabela.

"O advogado vai receber o e-mail e tem 5 minutos para confirmar se é ele mesmo ou não. Precisa ser em tempo real, o cliente fica olhando na tela, porque assim que dá a confirmação, a tela do site aparece verde", explica.

A presidente da OAB de Rio Preto afirma que a Seccional de São Paulo formou um grupo de trabalho específico, em parceria com a Polícia Civil, para reunir informações do estado de São Paulo para facilitar e ajudar nas investigações.

Além disso, a OAB de Rio Preto também está montando um grupo de trabalho para transmitir essas informações de como proceder e como não cair no golpe.

"Muitos advogados que tiveram a foto divulgada começaram a reunir os números dos telefones dos golpistas e já notamos, pelo pouco que reunimos, que o mesmo número às vezes aplica o mesmo golpe com fotos diferente", finaliza.