Jornalista Roseli Tardelli conduz bate-papo no Senac Rio Preto

Jornalista Roseli Tardelli conduz bate-papo no Senac Rio Preto
Roseli Tardeli é fundadora da Agência de Notícias da Aids, criada em 2003 e premiada pela Unesco (Divulgação)

O número de pessoas diagnosticadas com HIV de janeiro a outubro de 2024 caiu 46,24% em Rio Preto em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, publicados no boletim da Vigilância Epidemiológica e confirmam a importância da conscientização e prevenção. 

Com foco neste tema, o Senac Rio Preto receberá nesta sexta, dia 13, às 14h, a jornalista e especialista em saúde, Roseli Tardelli para o bate-papo “Prevenção e Informação: Diálogos sobre Saúde”. A atividade faz parte da campanha nacional Dezembro Vermelho contra a disseminação do vírus HIV, da Aids e de outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site do Senac

Roseli é jornalista, apresentadora e fundadora da Agência de Notícias da Aids, criada em 2003 e premiada pela Unesco. Ela tornou-se ativista em advocacy em comunicação e realiza ações para prevenção e conscientização sobre o HIV desde 1994, quando perdeu seu irmão para a doença. 

O encontro será no formato de mesa-redonda e contará com as palestrantes Camila de Carvalho Silva Ishizava, enfermeira formada pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e coordenadora e gerente do Programa de IST/HIV/Aids e Fabiana de Oliveira, que trabalha com ações relacionadas à prevenção há 23 anos e é representante estadual do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas de São Paulo, organização formada por mulheres que convivem com HIV e Aids.

Mostra fotográfica

O Senac também receberá a mostra fotográfica “Superpositivas: Histórias de Vida e Superação”, dos artistas rio-pretenses Walter Antunes e Fábio Takahashi. A exposição, que segue aberta à visitação gratuita até o sábado, 14, reúne registros impactantes e emocionantes que revelam os desafios enfrentados, a força, a resiliência e a esperança dessas pessoas.

“A ação Dezembro Vermelho reafirma o compromisso do Senac em promover discussões educativas e informativas, integrando o aprendizado à nossa responsabilidade social. É uma excelente oportunidade para que a comunidade se engaje na luta contra essas doenças”, diz Murillo Michel, Gerente do Senac São José do Rio Preto.