Novorizontino vence Ituano e dorme na liderança

Novorizontino vence Ituano e dorme na liderança
Lucca marcou de cabeça para dar a vitória e a liderança da Série B ao Tigre (Divulgação/Higor Basso/Novorizontino)

O Novorizontino venceu o Ituano por 1 a 0 na noite da última terça-feira, 20, para voltar momentaneamente à liderança da Série B. Com o resultado da partida, que foi a primeira da 22ª rodada, o Tigre chegou aos 40 pontos, ultrapassando Santos, com 37, e Mirassol, com 38. Os dois adversários na briga pela liderança jogam nesta quarta e podem subir na tabela caso vençam.

No estádio Jorge Ismael de Biasi, os mandantes começaram criando oportunidades. Com 4 minutos de jogo, Léo Tocantins passou para Rodolfo, que estava próximo à pequena área, mas bateu já desequilibrado e não acertou o alvo. Logo depois, o Ituano respondeu com Bruno Xavier, que arriscou de longe, mas a bola desviou e também foi para fora.

No restante da primeira etapa, o Novorizontino teve mais finalizações, mas o jogo permaneceu equilibrado e sem gols para ambos os lados. Na segunda etapa, o Tigre teve mais a bola, mas ainda não conseguiu levar grande perigo ao goleiro Jefferson Paulino.

Foi aos 30 minutos, logo após uma boa defesa de Jordi, que o time da casa abriu o placar. Fazendo sua estreia no time de Novo Horizonte, o volante Dudu escorregou ao tentar passar a bola para Waguininho, mas a bola chegou mesmo assim. O atacante fez um cruzamento preciso que encontrou Lucca na área, e coube ao camisa 11 cabecear no canto para fazer o gol que daria a vitória ao Tigre.

Os jogadores ainda passaram alguns momentos de tensão com a revisão do VAR, mas o lance foi validado. Falando em VAR, o árbitro de vídeo também foi decisivo na reta final do jogo. Em cobrança de escanteio do Galo de Itu, Luiz Gustavo cabeceou e Thonny Anderson, sozinho na pequena área, completou para tirar do goleiro e fazer o gol de empate dos visitantes. Na revisão, porém, foi constatado impedimento, invalidando o gol.

Apesar dos momentos de tensão enquanto o gol do Ituano não era anulado, o Novorizontino deu sequência a sua invencibilidade, que já chega a 12 jogos, e comemorou a liderança do campeonato, ao menos enquanto Mirassol e Santos não entram em campo. Já o Galo amarga a 17ª colocação, com 19 pontos, quatro a menos que o Botafogo-SP, primeiro time fora do Z-4.

O próximo compromisso do Novorizontino é na Arena Castelão, contra o Ceará, enquanto o Ituano joga em casa contra o Goiás.

(Colaborou Arthur Riva)