Polícias montam ronda especial no feriado prolongado

A Polícia Militar vai realizar rondas especiais nas cidades da região, com foco na prevenção de arrombamentos a residências e estabelecimentos comerciais durante o feriado prolongado da Páscoa e de Tiradentes. Já as polícias rodoviárias estadual e federal vão intensificar a fiscalização nas estradas, especialmente contra excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares e condução sob efeito de álcool.
"Durante o feriado prolongado, muitas pessoas aproveitam para viajar. Para evitar que criminosos se aproveitem da ausência dos moradores, reforçaremos o patrulhamento preventivo, sobretudo em áreas residenciais e comerciais", afirma o coronel Nilson César Pereira, comandante do CPI-5.
As ações vão ser concentradas nas maiores cidades da região, como Rio Preto, Catanduva, Mirassol, Fernandópolis, Jales e Votuporanga, onde o risco de ações criminosas é maior devido à concentração populacional.
Locais com grande fluxo de pessoas, como centros comerciais, shoppings e supermercados, também receberão reforço no patrulhamento, com o objetivo de inibir furtos e roubos de veículos.
Além disso, haverá policiamento especial nas cidades com prainhas, muito procuradas por famílias como destino turístico durante o feriado.
Rio Preto
Em Rio Preto, o tenente Paulo Henrique Polo Parise, porta-voz do 17º Batalhão da Polícia Militar, confirmou a realização de patrulhamento especial para prevenir arrombamentos.
"No 17º BPM/I, realizaremos a 'Operação Feriados', que tem como objetivo direcionar o policiamento para áreas com grande concentração de pessoas e festividades, prevenindo crimes, garantindo a ordem pública e promovendo uma sensação de segurança à população", explicou.
O comandante operacional da Guarda Civil Municipal, Marcos José Boaventura, destacou que as equipes também estarão presentes nos principais eventos religiosos da Semana Santa, incluindo as tradicionais procissões.
"Vamos garantir a segurança dos fiéis durante o percurso das procissões nas ruas próximas às paróquias, além de prevenir furtos em veículos estacionados", afirmou.
Quanto ao Calçadão de Rio Preto, Boaventura informou que haverá viaturas em patrulha constante e monitoramento por câmeras de segurança.
"Teremos viaturas em circulação e as nossas câmeras de vigilância estarão atentas. Qualquer movimentação suspeita será imediatamente acompanhada por uma equipe", destacou.
Recomendações
A Polícia Militar recomenda que os moradores que vão viajar durante o feriado avisem os vizinhos, para que estes fiquem atentos a movimentações estranhas e, se necessário, acionem o número 190.
Também é aconselhado pedir aos vizinhos que recolham jornais e correspondências acumuladas nas varandas, pois esses elementos podem indicar ausência dos moradores. Outra orientação importante é desligar campainhas e interfones.