Prefeitura e Detran iniciam remoção de veículos abandonados em Rio Preto

Prefeitura e Detran iniciam remoção de veículos abandonados em Rio Preto
Veículo abandonado sendo removido em Rio Preto (Jeniffer Maciel/Prefeitura de Rio Preto)

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Rio Preto, em parceria com o Detran-SP, está removendo veículos abandonados em ruas e avenidas da cidade. Em 2024, já havia cerca de 900 veículos abandonados, e a estimativa atual da pasta é de que esse número ultrapasse os mil. A região Norte da cidade é a que concentra grande parte dos casos.

Segundo o Trânsito, esse serviço estava parado há mais de quatro anos e foi retomado no último dia 25. O trabalho será realizado de forma contínua, com equipes nas ruas todos os dias. Os fiscais possuem um mapeamento de aproximadamente 400 automóveis notificados e autuados por abandono; a operação começará por esses casos.

Os veículos localizados em situação de abandono serão guinchados e levados ao pátio, por meio de convênio com o Detran-SP. Caso não sejam regularizados e retirados pelos proprietários no prazo de até 60 dias, serão encaminhados para leilão.

Além de liberar espaço nas ruas e melhorar o fluxo de trânsito, a iniciativa também promove benefícios à limpeza urbana e à segurança pública. Muitos desses veículos acabam sendo utilizados como esconderijos ou depósito de entulhos, objetos ilegais e até mesmo drogas, gerando riscos à comunidade.

"Veículos abandonados prejudicam o trânsito, ocupam vagas públicas e acabam virando criadouros de insetos e abrigo para atividades ilícitas. Nosso objetivo é garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população", comentou o secretário de Trânsito, Major Pinha.

As equipes de fiscalização também percorrerão oficinas mecânicas da cidade para orientar sobre a proibição de utilizar vias públicas como extensão do estabelecimento, especialmente para depósito de veículos. Caso essa prática seja constatada, a oficina poderá ser autuada.

(Com informações Prefeitura de Rio Preto)