Secretaria do Trabalho realizou o primeiro mutirão de empregos em Rio Preto

Secretaria do Trabalho realizou o primeiro mutirão de empregos em Rio Preto
Balcão de empregos da Prefeitura de Rio preto durante a semana teve bom movimento (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)

Dentre as muitas resoluções de fim de ano, há aqueles que querem um novo emprego ou então se recolocar no mercado de trabalho. Por isso, o balcão de empregos da Prefeitura é uma porta de entrada importante para quem quer iniciar 2025 no mercado de trabalho.

Na última quarta-feira, (15), a Secretaria do Trabalho realizou o primeiro mutirão de empregos em 2025, com 200 vagas de oferta imediata. Entre as funções oferecidas estavam operador de caixa, balconista de padaria, agente de prevenção, crediarista de cartões, eletricista, atendente, estoquista, entre outras, uma amostra de que há diversas oportunidades para quem quer um “match” com um trabalho novo.

A expectativa é que 2025 seja um ano aquecido. Segundo a psicóloga pessoal e corporativa da Correlato, Mariana Martins Pedersoli, há uma perspectiva de crescimento intenso das empresas e muitas oportunidades. Por isso, estar preparado para a entrevista de emprego, momento crucial, do contato direto entre o empregador e o aspirante à vaga, é fundamental.

“Para quem busca emprego, é muito importante manter o currículo atualizado, incluir informações pertinentes para a vaga almejada. Na entrevista, honestidade é fundamental. Diga sobre sua trajetória e abranja também sobre suas expectativas com a empresa, com o futuro profissional. Em caso de teste comportamental, seja fidedigno(a) em suas respostas”, afirma.

Um ponto importante ignorado por muitas companhias é a inserção na própria empresa, como, por exemplo, o ajuste cultural do candidato a uma determinada empresa e o perfil comportamental do candidato. “O candidato ‘X’ possui formação e experiência relevante na área, mas quando contratado, apresenta comportamentos desviantes para o esperado e pouco ajuste cultural à empresa, o que faz com que a sua trajetória seja interrompida”, conta.

ESTAGIÁRIOS

Além dessas vagas, o mutirão contou com o programa Jovem Aprendiz e Estágio, para estudantes de curso técnico e graduações em Administração, Marketing, Engenharias e Ciências Contábeis.

“Parcerias como o mutirão de vagas são sempre importantes. Esse tipo de movimento precisa acontecer e favorece a contratação de pessoas em busca de oportunidades. Estar desempregado é muito ruim”, diz Mariana.

Vagas

O total de vagas gira e torno de 1000 durante a semana, com oportunidades em diversas áreas. Os pré-requisitos são estipulados pelas empresas, o único requisito obrigatório é ter mais de 16 anos.

O mercado de trabalho em São José do Rio Preto encerrou o mês de novembro de 2024 com um saldo positivo de 156.060 pessoas no número de vínculos celetistas ativos, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Este número representou um aumento de 5,1% em comparação ao mesmo período de 2023 (148.471).

O economista José Mauro da Silva, compara a evolução do estoque desde a pandemia. “Esse número de Rio Preto demonstra um movimento da atividade econômica do País. Estamos com um estoque de mão de obra empregada de 156 mil pessoas contra 148 mil em 2023, mostra uma evolução, aumento positivo de 5,5%, o maior número após a Pandemia”.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego atribui parte desse crescimento ao Balcão de Empregos, que promove a intermediação entre empregadores e trabalhadores. Atualmente, o serviço conta com mais de 6.696 currículos cadastrados e 781 empresas parceiras. Em nota oficial, a secretaria explicou como o sistema funciona:

“Diariamente, a Secretaria do Trabalho e Emprego anuncia as vagas disponíveis no Balcão de Empregos, sendo um sistema público onde os munícipes podem cadastrar seus currículos, os empregadores podem anunciar as oportunidades e, conforme os interesses mútuos, esses perfis são cruzados para eventuais novas etapas no processo de seleção”. (Colaborou Ana Beatriz Aguiar)