Sindicato protesta contra fechamento de agências bancárias em Rio Preto
Diretores do Sindicato dos Bancários de Rio Preto protestaram contra o fechamento de mais três agências na cidade. A manifestação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 17, em frente a uma agência do Bradesco na avenida Faria Lima - uma das que serão fechadas. Segundo o sindicato, os funcionários serão transferidos para cidades da região, como Palestina, Paulo de Faria e Tanabi.
Segundo o sindicado, serão fechadas duas agências do banco Bradesco - além da Faria Lima, a avenida Danilo Galeazzi também vai perder o banco - e uma do Itaú, na avenida Mirassolândia.
Na manhã de quarta, a diretoria usou faixas e cartazes para protestar contra o fechamento. Duas pessoas estavam vestindo a fantasia do do filme “Pânico”. Na manhã desta quinta-feira, 18, os diretores estarão na frente da agência do Itaú para novo protesto.
Sem conversa
O presidente do Sindicado dos Bancários de Rio Preto, Júlio César Grochovski, afirma que nas duas agências do Bradesco são 18 funcionários e na do Itaú são 10. “O sindicato é totalmente contra os fechamentos de agências. (Os bancos) não conversaram com o movimento sindical sobre os fechamentos, só comunicaram”, diz ele.
As agências do banco Bradesco encerram as atividades nesta sexta-feira, 19. Já a agência do banco Itaú fechará na próxima quarta-feira, 22.
Em apenas seis anos, 24 agências bancárias foram fechadas na cidade. Os dados são da 38ª edição da Conjuntura Econômica do município divulgada no ano passado. A crescente popularização dos bancos digitais e dos apps bancários é o principal fator apontado para o fechando das agências.
Bancos
Segundo a assessoria de imprensa do Bradesco, o banco tem promovido algumas mudanças em seu modelo de atendimento, transformando parte de suas agências em unidades de negócios. “Este é um processo que vem sendo adotado há algum tempo, visto que atualmente 98% do total de operações feitas pelos clientes do banco acontecem por meio dos canais digitais”, diz o banco em nota.
Segundo a empresa, a agência da Danilo Galeazzi será unificada com a da avenida Nossa Senhora da Paz. A da Faria Lima será unificada com a da rua Bernardino de Campos.
Em nota, o Itaú Unibanco afirmou que avalia constantemente a adequação de sua rede de agências. “E, seguindo esta premissa, o banco migrará o atendimento da 7136 (avenida Mirassolândia) para a unidade 4222, localizada na avenida Fortunato Ernesto Vetorasso. O banco informa, ainda, que os colaboradores serão realocados para outras agências na região”, finaliza.