Sindicato protesta contra fechamento de agências bancárias em Rio Preto

Sindicato protesta contra fechamento de agências bancárias em Rio Preto
Sindicalistas protestam contra fechamento de agência bancária em Rio Preto (Divulgação/Sindicato dos Bancários)

Diretores do Sindicato dos Bancários de Rio Preto protestaram contra o fechamento de mais três agências na cidade. A manifestação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 17, em frente a uma agência do Bradesco na avenida Faria Lima - uma das que serão fechadas. Segundo o sindicato, os funcionários serão transferidos para cidades da região, como Palestina, Paulo de Faria e Tanabi.

Segundo o sindicado, serão fechadas duas agências do banco Bradesco - além da Faria Lima, a avenida Danilo Galeazzi também vai perder o banco - e uma do Itaú, na avenida Mirassolândia.

Na manhã de quarta, a diretoria usou faixas e cartazes para protestar contra o fechamento. Duas pessoas estavam vestindo a fantasia do do filme “Pânico”. Na manhã desta quinta-feira, 18, os diretores estarão na frente da agência do Itaú para novo protesto.

Sem conversa

O presidente do Sindicado dos Bancários de Rio Preto, Júlio César Grochovski, afirma que nas duas agências do Bradesco são 18 funcionários e na do Itaú são 10. “O sindicato é totalmente contra os fechamentos de agências. (Os bancos) não conversaram com o movimento sindical sobre os fechamentos, só comunicaram”, diz ele.

As agências do banco Bradesco encerram as atividades nesta sexta-feira, 19. Já a agência do banco Itaú fechará na próxima quarta-feira, 22.

Em apenas seis anos, 24 agências bancárias foram fechadas na cidade. Os dados são da 38ª edição da Conjuntura Econômica do município divulgada no ano passado. A crescente popularização dos bancos digitais e dos apps bancários é o principal fator apontado para o fechando das agências.

Bancos

Segundo a assessoria de imprensa do Bradesco, o banco tem promovido algumas mudanças em seu modelo de atendimento, transformando parte de suas agências em unidades de negócios. “Este é um processo que vem sendo adotado há algum tempo, visto que atualmente 98% do total de operações feitas pelos clientes do banco acontecem por meio dos canais digitais”, diz o banco em nota.

Segundo a empresa, a agência da Danilo Galeazzi será unificada com a da avenida Nossa Senhora da Paz. A da Faria Lima será unificada com a da rua Bernardino de Campos.

Em nota, o Itaú Unibanco afirmou que avalia constantemente a adequação de sua rede de agências. “E, seguindo esta premissa, o banco migrará o atendimento da 7136 (avenida Mirassolândia) para a unidade 4222, localizada na avenida Fortunato Ernesto Vetorasso. O banco informa, ainda, que os colaboradores serão realocados para outras agências na região”, finaliza.