TCE faz 'cartilha' para emendas impositivas de vereadores de Rio Preto

TCE faz 'cartilha' para emendas impositivas de vereadores de Rio Preto
Secretário de Planejamento de Rio Preto, Mauro Alveas Júnior (Ivan Feitosa/Prefeitura de Rio Preto)

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) divulgou comunicado relativo à liberação de emendas impositivas de vereadores à Lei Orçamentária Anual. A orientação é destinada a municípios onde esse tipo de medida está em vigor, como Rio Preto.

No documento, o TCE cita, por exemplo, que as emendas terão de passar por "análise técnica prévia que avalie sua compatibilidade com o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e os planos setoriais, em conformidade com os limites fiscais e a viabilidade de execução".

Em outro trecho, o tribunal estabelece que é "imprescindível" que as câmaras divulguem as emendas, incluindo estágio de evolução,. "Quanto à transparência e fiscalização é imprescindível que as Câmaras divulguem integralmente os dados relativos às emendas aprovadas — valores, beneficiários e estágio de execução — e atuem em parceria com o Executivo para acompanhar o cumprimento das metas e a execução física e financeira das ações", diz o texto.

Na segunda-feira, 30, o secretário de Planejamento de Rio Preto, Mauro Alves dos Santos Júnior, encaminhou ofício ao presidente da Câmara, Luciano Julião (PL), e incluiu cópia da recomendação. No ofício, o secretário destaca o apontamento de necessidade de análise prévia das emendas.

'VALIDAÇÃO'

Neste ano, cada um dos 23 vereadores irão indicar R$ 1,8 milhão para a LOA do próximo ano. Metade do recurso deve ser destinado à saúde.

"Sugerimos que, antes da apresentação das emendas dos vereadores ao projeto de Lei Orçamentária 2026, essa Casa adote os procedimentos de consulta e validação prévia das propostas junto das secretarias competentes ao tema correlato", consta no documento.

Em nota, o secretário disse que a Prefeitura irá cumprir com "integralidade" as orientações do TCE. "O ofício encaminhado à Câmara visa dar ciência e sugerir a adoção de procedimentos que atendam às recomendações do TCE-SP em consonância ao poder Executivo." Segundo o secretário, as informações de emendas são divulgadas no site da Prefeitura e o município "realiza as análises técnicas e de compatibilidade, contudo, após a inserção das emendas no projeto de lei orçamentária".