Avicultura cresce na região Noroeste paulista e frigorífico exporta frango halal

Avicultura cresce na região Noroeste paulista e frigorífico exporta frango halal
Avicultura regional se destaca com produtos halal para exportação (Divulgação)

A produção de frango de corte vem crescendo no País e o Noroeste paulista responde por mais de 18 milhões de aves alojadas nas granjas. Além disso, são muitos frigoríficos distribuídos na região e vêm aumentando a produção por conta da forte demanda mundial para a exportação da carne de frango. De Votuporanga, a exportação para vários países do Oriente Médio deve seguir com a produção de frango halal, sendo o primeiro a atender esse mercado com os requisitos religiosos para o abate.

Segundo o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), as exportações de produtos com certificação halal estão aumentando desde o ano passado, com 50 novas empresas que receberam habilitação para esse mercado. A produção de frango halal segue os critérios do islamismo, como o método de abate, por exemplo, entre outros requisitos para a produção desses alimentos.

“É importante termos as certificações, como essa que conseguimos para o abate do frango halal, demonstrando a qualidade dos nossos produtos. O primeiro contêiner com 24 toneladas de frango halal deve seguir destino, ainda no mês de maio, para países do Oriente Médio”, conta Merlin Machado, diretor comercial do frigorífico Frango Rico, de Votuporanga.

Merlin explica que o frigorífico se preparou para essa produção, que exige cuidados com o abate e por isso a empresa contratou funcionários árabes ou descendentes de árabes e atendem aos critérios religiosos durante o trabalho, e assim exportar a carne de frango para os países que adotam o islamismo.

A produção no frigorífico, segundo o diretor, também aumentou e, além disso, as exportações para diversos países cresceram. Atualmente, Merlin diz que o abate diário passou de 180 mil aves para 210 mil aves. E as exportações, que em 2023 atingiram seis mil toneladas, aumentaram para 14 mil toneladas em 2024. “Mais do que dobraram as exportações e isso é muito importante para a empresa, gera divisas e fortalece a empresa”.

Frango halal

Conforme dados do Mapa, o Brasil é o maior exportador do mundo de carne halal, em que se inclui a avicultura. O frango halal é aquele que atende todos os requisitos religiosos do abate halal e as especificações de cada país importador. Ainda segundo o Ministério, a comercialização de carne de frango halal tem embarque para mais de 30 países, sendo que em 2023 foram exportados mais de 2,2 milhões de toneladas e gerou ao Brasil mais de US$ 3,9 bilhões.

Segundo o diretor comercial do Frango Rico, a qualidade do produto também é importante e estratégica para a empresa que obteve a habilitação. “São cortes diferenciados, como a coxa e a sobrecoxa, que são desossadas e retiradas as peles, e exportamos para o Japão e para o Oriente Médio. São produtos muito diferentes e fazem parte da cultura gastronômica desses países”, diz Merlin.