Restaurantes, padarias, bares e até sorveterias de Rio Preto apostam em cardápios de inverno

Restaurantes, padarias, bares e até sorveterias de Rio Preto apostam em cardápios de inverno
Chiquinho Sorvetes tem novidades no cardápio e também brindes para movimentar no inverno (Guilherme Baffi 20/6/2025)

O frio chegou e, com ele, uma movimentação criativa em diversos estabelecimentos de Rio Preto. Para aquecer o público e manter o bom desempenho mesmo fora da alta temporada, empresários do setor alimentício estão reinventando seus cardápios e apostando em experiências que envolvem sabores tradicionais, conforto e memória afetiva.
No restaurante Pouso e Decolagem, a proprietária Danielle Francine Mariano Rugno destaca as novidades pensadas para o inverno. “Temos um delicioso creme no pão italiano e a opção de creme com filé também. Tira uma parte do miolo do pão, passa manteiga e salpica parmesão, enche o pão com o creme, coloca catupiry na borda e gratina no forno”, afirma.

Ainda segundo a empresária, os clientes que não gostam de ficar na parte aberta do restaurante podem ficar “escondidinhos do frio”. Mesmo com o fluxo menor, típico desta época do ano, o tíquete médio se mantém.

“A receita não diminui, porque pessoas comem mais. Inclusive esse ano começamos a vender o pão no final de maio e está sendo o ano de maior venda de todos os outros anos”, conta.

Padarias

Já na rede de padarias Zappa’s, o inverno é sempre aguardado como um período de alta. Livia Zapaterra, gestora comercial, comenta que a empresa se antecipa para atender a uma demanda crescente de sopas e caldos, que aumentam, em média, 20%.

“Nosso cardápio ganha uma variedade ainda maior, além das delícias típicas do período, como canjica, arroz-doce, bolos e broas, que fazem muito sucesso”, conta.

Outra novidade do cardápio nesta época do ano é o Festival do Morango, com mais de 50 receitas com a fruta. “Estamos com ótimas expectativas. O inverno sempre traz um movimento maior nas lojas, e com o Festival do Morango, a procura só tende a crescer”, afirma a gestora.

Bares

No Nhô Botequim, o chef Alexandre Villela aposta em pratos quentes e afetivos, com toques autorais e ingredientes brasileiros. “Faço um cozido de suan, que minha bisavó fazia com legumes, fiz uma releitura de ‘Coq au vin’ com catuaba e também o clássico caldo de feijoada e o caldo de mandioca, milho-verde e frango, conhecido como caldo de pinto em Minas Gerais”, afirma.

Segundo o chef, que tem um cardápio mais voltado à comida do que às bebidas, a aceitação tem sido excelente. “Esses pratos mais quentes têm uma procura maior. Os insumos não são caros, uso banana, batata, mandioca, o suan, porque é barato. Procuro trabalhar com os ingredientes regionais da culinária brasileira”.

Sorveterias

Até mesmo quem tradicionalmente vende produtos gelados entrou na onda. A Chiquinho Sorvetes promove uma edição limitada em 2025, com uma coleção exclusiva de canecas personalizadas para cada estado do país.

Em nota, a Chiquinho Sorvetes explica: “A ação de 2025 celebra a riqueza cultural e as belezas naturais de cada região, apresentando uma coleção exclusiva de canecas para os clientes. Cada estado recebe sua própria versão”.

Ainda segundo a nota, estão entre as novidades o chocolate quente, o brownie clássico, o mix fondue e os produtos regionais. Na região Sudeste, o destaque vai para o Shake Mix e o Mini Shake Mix de abóbora com coco. (Colaborou Ana Beatriz Aguiar)