Diário da Região reúne colaboradores para celebrar aniversário de 75 anos

Diário da Região reúne colaboradores para celebrar aniversário de 75 anos
Fabrício Carareto (editor-chefe), Andréia Lorigiola (diretora comercial), Patrícia Reis Buzzini (coordenadora da Revista Bem-Estar) e Fabiano Castro Buzzini (diretor do Diário) (Edvaldo Santos 23/7/2025)

Com olhar voltado para o futuro, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 23, a cerimônia de comemoração dos 75 anos de fundação do Diário da Região, na sede do jornal, no Distrito Industrial. O evento reuniu colaboradores da redação, da gráfica e da rádio Diário 89.9.

Durante a solenidade, o diretor Fabiano Buzzini destacou a importância de investir continuamente no jornalismo digital, sem abrir mão da versão impressa do periódico mais antigo de São José do Rio Preto.

"Estamos comemorando o 75º aniversário desta instituição, jubileu de brilhante. A marca Diário da Região tem uma história muito forte e bonita", afirmou o diretor, que também fez referência ao pai, Norberto Buzzini, de 94 anos.

Fabiano Buzzini também enfatizou os investimentos em tecnologia feitos pelo grupo, como o desenvolvimento de um aplicativo próprio que permite acesso ao conteúdo da versão impressa, reportagens do site, vídeos e podcasts — iniciativas voltadas à expansão da base de assinantes digitais, acompanhando uma tendência mundial.

A coordenadora da Revista Bem-Estar, Patricia Reis Buzzini, ressaltou o papel fundamental do Diário na preservação da memória regional. "O Diário é mais do que um jornal, é a memória de São José do Rio Preto e região. Há sete décadas e meia, ele registra e acompanha as transformações sociais, econômicas, culturais e políticas da cidade. O Diário faz parte de várias gerações de leitores, o que lhe confere uma importância muito grande. É protagonista e testemunha da história da cidade. Que o jornal continue a inspirar o futuro", declarou.

O editor-chefe, Fabrício Carareto, ressaltou a relevância do jornal para a sociedade, especialmente em um momento em que o jornalismo profissional enfrenta diariamente a ameaça da desinformação e das fake news. "A gente vê que nosso trabalho nunca foi tão importante como é hoje, frente às fake news. A gente não é detentor da verdade, mas há coisas que são fatos — e nós trabalhamos com fatos", afirmou o editor.

Carareto também relembrou o pioneirismo de Euphly Jalles, fundador do Diário da Região em 23 de julho de 1950 — cuja missão, dez anos depois, foi assumida pelo empresário Norberto Buzzini.

A diretora comercial do Grupo Diário da Região, Andréia Lorigiola, destacou que a longevidade do jornal é prova de sua credibilidade e resiliência, em contraste com muitas empresas da mesma época que encerraram suas atividades.

"Quando desenvolvemos o projeto comercial da edição comemorativa dos 75 anos do Diário, oferecemos ao mercado a oportunidade de surfar na credibilidade da marca na região. Ao longo da história, o Diário ajudou a melhorar, transformar e impulsionar a sociedade. Não sabemos como será o futuro, mas de uma coisa eu tenho certeza: a marca Diário da Região está cravada na história como sinônimo de respeito", afirmou Andréia.