Exposição fotográfica celebra o Dia das Mães em shopping de Rio Preto

Abraços apertados, sorrisos contidos, olhos marejados e vínculos que somente um olhar experiente tem o poder de registrar. Assim se costura a 18ª edição da exposição “Mães e Filhos em Foco”, da jornalista e fotógrafa Eloisa Mattos, que transforma afeto em arte por meio de 16 retratos em preto e branco. A mostra pode ser visitada a partir desta quinta, dia 8, até o dia 21 de maio, na Praça 2 de Eventos do Riopreto Shopping, em frente à loja Brooksfield.
“Durante alguns anos, já fiz a exposição com as fotos em preto e branco. Depois, comecei a fazer só colorido por uns oito anos; agora voltei para o preto e branco para dar uma mudada e ficou apaixonante”, conta Eloisa.
AMOR ETERNIZADO
Com sensibilidade e olhar apurado, Eloisa homenageia mães e seus filhos com registros que eternizam o amor incondicional, a força e a ternura dessas relações. “É gratificante contar histórias de mães com seus filhos”, afirma a fotógrafa.
Segundo Eloisa Mattos, mais de 700 mães já foram fotografadas por suas lentes nos últimos 17 anos. Mais do que um ensaio, cada clique é uma história contada com luz e emoção.
“É muito emocionante, porque quando faço a foto, eu exijo um abraço, que mãe e filhos fiquem perto. Às vezes, o pessoal se empolga e eu tenho que esperar que eles chorem, se abracem, se beijem para depois eu fotografar. E a fotógrafa também chora junto, com certeza, pois sou mãe duas vezes e sou vó ainda por cima. O ensaio passa muita emoção, pois o amor de mãe e filho é incondicional. Tenho o maior prazer em fazer essa exposição e registrar esse momento”, comenta Eloisa.
HISTÓRIAS
Eloísa conta que já fotografou mães e filhos de diferentes idades e que para cada faixa etária há uma experiência diferente. “Para o projeto dessas fotos, tenho filhos de diversas idades, tenho filhos de 50 anos, filhos de 40, mãe de 70, mãe de 90. Vai muito da idade: os pequenininhos são tranquilos, mas os adolescentes, geralmente, querem ficar longe da mãe, sabe? Eles estão naquela fase em que têm vergonha de aparecer, mas aí eu vou com jeitinho e a foto sai”, comenta.
“Geralmente, os filhos mais velhos são mais carinhosos. Querem ficar mais perto da mãe, querem fazer a foto com a mãe, acham importante registrar. É mais fácil fotografar quando mais velhos, pois eles fazem o que a gente pede”, completa.
Ao longo da trajetória da exposição “Mães e Filhos em Foco”, diversas histórias aconteceram. Entre aquelas emocionantes, Eloisa se recorda de reconciliações familiares que aconteceram diante da câmera.
“Nesse ensaio, foi um dos filhos quem marcou a foto. Em um momento, pedi um abraço em família, mas essa mãe tinha uma das filhas que estava brigada com ela. No entanto, elas se abraçaram, choraram e fizeram as pazes no estúdio. Foi uma coisa bem única mesmo, porque foi através da foto que elas reataram”, recorda.
PARTICIPAÇÃO
Quem deseja participar dos ensaios do projeto “Mães e Filhos em Foco” precisa ficar de olho nas redes sociais de Eloisa Mattos. “Faço o lançamento do projeto nas minhas redes, Instagram e Facebook. Qualquer pessoa pode participar, desde que aceite o meu projeto”, diz.
Para Eloisa, cada ensaio é um reencontro com a essência do que significa ser mãe e ser filho. “Isso é a coisa mais linda do mundo, pois houve ocasiões de fazer as fotos e precisar parar porque todos choravam no ensaio”, conclui.