Funfarme distribui kits escolares para colaboradores
Além das estratégias adotadas pelas famílias e pelo comércio iniciativas institucionais também ajudam a amenizar o impacto financeiro da volta às aulas. Com o início do ano letivo, os gastos com material escolar pesam diretamente no orçamento de grande parte das famílias brasileiras. Levantamento do Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro, aponta que 88% das famílias sentem esse impacto financeiro no começo do ano.
Atenta a esse cenário, a Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) mantém, desde 2010, a concessão de kits de material escolar aos filhos de seus colaboradores. Desde o início do programa, já foram entregues 40.310 kits, incluindo os 3.916 previstos para este ano.
Segundo a instituição, o benefício contempla crianças e adolescentes da educação infantil ao ensino médio e visa apoiar as famílias no período de maior concentração de despesas. “Esse é um benefício que reflete o compromisso da Funfarme com a educação e com o cuidado às famílias dos nossos colaboradores, entendendo que investir na formação das crianças e adolescentes é investir no futuro”, afirma o diretor-executivo da Funfarme, Horácio Ramalho.
Os kits distribuídos pela Funfarme reúnem, em média, 25 itens, entre eles mochila escolar, estojo, canetas, lápis grafite, lápis de cor e cadernos, garantindo aos estudantes os materiais básicos necessários para o início do ano letivo.
IMPACTO
O gasto com materiais escolares é um dos mais sentidos no orçamento familiar no início do ano, e o impacto dessa ação é percebido diretamente pelos colaboradores. Adriano Salvador Queiroz, farmacêutico responsável técnico da Farmácia de Alto Custo da Funfarme há 20 anos, retira o kit escolar todos os anos para seus três filhos — os gêmeos Rafael e Gabriel e o mais velho, Miguel. Para ele, o benefício é de grande importância.
“Desde que comecei a ter direito ao benefício, passei a retirar o kit, e isso faz muita diferença na renda familiar, principalmente neste início de ano. O apoio da instituição é fundamental para que nossos filhos estejam regularmente na escola, cumprindo um papel essencial, que é o da educação”, comenta.
O benefício do kit escolar também é oferecido a jovens aprendizes e estagiários da fundação. Diogo Luiz Ferreira, jovem aprendiz da hotelaria do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), é um dos beneficiados. Formado no ensino médio no final de 2025, ele utilizará o kit para dar início aos estudos na faculdade. Para ele, o benefício chega em um momento especial.
“É a primeira vez que retiro o kit escolar. Vou utilizar esse material para iniciar o curso da faculdade, e ele vai me ajudar bastante. Esse apoio e incentivo são muito importantes”, afirma.
Leia mais na página 8

Estudantes receberam kits escolares; abaixo, o conteúdo do conjunto para crianças

Redação 



