Marilda Ottenio lança seu primeiro livro, ‘Debutante em versos’, em Rio Preto

Marilda Ottenio lança seu primeiro livro, ‘Debutante em versos’, em Rio Preto
A escritora Marilda Ottenio realiza o sonho de lançar seu primeiro livro aos 53 anos (Guilherme Baffi 4/11/2024)

A manhã da próxima sexta-feira, 8, na Unesp, está reservada para a realização de um sonho. Acontecerá, no sarau de encerramento da 36ª Semana de Letras, o lançamento do livro "Debutante em versos", da comerciante e escritora Marilda Ottenio.

A autora, de 53 anos, exala empolgação às vésperas de lançar sua primeira obra, que chega para coroar uma trajetória cheia de obstáculos e muita motivação.

Incentivo

Após 35 anos sem escrever, em 2023, ao retornar de São Paulo, Marilda decidiu submeter a crônica "Uma mulher de chapéu na feira" a um concurso literário. A inscrição resultou na indicação ao Prêmio Off Flip de Literatura 2024, o que foi crucial para motivá-la a lançar o novo livro.

Em 88 páginas, "Debutante em versos" reúne crônicas e poemas que Marilda escreveu desde os seus 14 anos. No ensino fundamental, muitos desses poemas eram distribuídos nas capas dos cadernos de suas colegas de sala. Após a perda prematura da mãe, Marilda começou a datilografar.

Em 1987, teve seus primeiros poemas, "Enigma" e "Virgo", publicados na coluna Literatua, do Diário da Região. Já em 1988, foi finalista de um concurso de redação que envolvia todos os colégios de Rio Preto, com o texto "Aqui dentro e lá fora", e homenageada com o texto "Aquela fotografia", escrito para a mãe.

Apesar da paixão pela escrita, Marilda só chegou à faculdade em 2017, aos 46 anos. Hoje é formada em Letras pela Unesp de Rio Preto (Ibilce) e mãe solo de Isabella, de 30 anos, e Rafaela, de 23.

Sarau

Ao saber da iniciativa da faculdade de abrir o sarau de encerramento da Semana de Letras deste ano para lançamentos de escritores, Marilda viu oportunidade de lançar seu livro em um espaço de muito valor afetivo para ela. "Estou muito grata e ansiosa, não só por mim, mas por todos que de alguma forma cruzaram o meu caminho e me motivaram para que eu realizasse o meu sonho. Agradeço ao apoio da faculdade, em especial da Lilian (professora), que tem me dado todo suporte na produção. Minhas filhas estão na torcida, após toda prioridade que dei a elas, estar conseguindo me realizar aos 53 anos", conta.

A obra

O livro "Debutante em versos" faz referência ao nome de uma fase solitária e de descobertas precoces da adolescência da autora, que tanto em prosa quanto em poesia aborda temas como paixão, primeiro amor, abandono e crítica social.

A obra promete emocionar e provocar reflexões. "Dois textos em prosa foram escritos e dedicados integralmente para minha mãe, quando me vi adolescente, órfã, precocemente madura. Sem dúvidas é um misto de emoções", pontua Marilda.

(Colaborou Ana Carolina de Almeida)

Serviço

  • Lançamento do livro "Debutante em versos", de Marilda Ottenio.
  • Sexta-feira, 8, a partir das 10h30, na Unesp de São José do Rio Preto, localizada na rua Cristóvão Colombo, 2265 - Jardim Nazareth.
  • Cada exemplar será vendido por R$ 24.