Montenegro e Merabe se tornam ativos disputados no mercado do voto para 2026

Montenegro e Merabe se tornam ativos disputados no mercado do voto para 2026

Com trânsito nas bolhas bolsonaristas, mas dissidentes do coronelismo após a bélica disputa eleitoral pela Prefeitura de Rio Preto no ano passado, a médica Merabe Muniz e o vereador Alexandre Montenegro (PL) se tornaram ativos preciosos no mercado do voto rio-pretense tendo 2026 no horizonte.

A leitura no meio político é que eles, hoje adversários figadais do Coronel Fábio Candido (PL), de quem foram soldados do pelotão de tiro, conhecem a língua do bolsonarismo e também o modus operandi do novo grupo que assumiu o poder em Rio Preto.

Merabe e Montenegro têm outro valor agregado para quem quer falar com o bolsonarismo: são habilidosos nas redes sociais, ferramenta fundamental na comunicação dos políticos bolsonaristas com este eleitorado.

Montenegro, por exemplo, já passa de 80 mil seguidores no Instagram e mantém bom relacionamento com “influenciadores” locais com forte engajamento. Merabe, por sua vez, além de dirigir o Sindicado dos Médicos de Rio Preto e Região, também é figura notória no Instagram. Embora contabilize 15,9 mil seguidores, ela consegue expandir suas provocações por meio de colaborações (colabs) estratégicas.

Os deputados estaduais Itamar Borges (MDB) e Danilo Campetti (Republicanos), ambos candidatos à reeleição, são dois dos mais interessados na dupla como potenciais “cabos eleitorais de alta patente” nas eleições do ano que vem.

O cerco do emedebista e do republicano à dupla vem se dando de forma discreta, mas intensa. Vale lembrar que Itamar e Campetti vão disputar praticamente o mesmo eleitorado em 2018.

A lista conta ainda com políticos de fora que planejam cavucar eleitores dentro de Rio Preto. Afinal os eleitores locais, principalmente os bolsonaristas, têm se mostrado generosos com “paraquedistas” nas duas últimas eleições estaduais e nacional, em 2018 e 2022.

Merabe e Montenegro, por ora, se dedicam exclusivamente a "infernizar" o quanto conseguem o governo do Coronel. Quanto às propostas, são todo ouvidos. Aparentemente, não serão convencidos por dinheiro. Ainda jovens, sonham alto e querem saber quais os planos para eles ali na frente.

SINAIS 
Imagem da matéria
SINAIS - Reprodução/Redes Sociais
Comandando por Diego Polachini, o Republicanos local segue fazendo acenos ao prefeito Coronel Fábio (PL) de que pode colaborar de forma mais efetiva com o governo municipal. O partido anunciou uma indicação do deputado federal e cacique nacional do partido, Marcos Pereira, de R$ 1 milhão em recursos do Ministério da Saúde para Rio Preto, por meio do modelo RP8, forma de destinação parlamentar do orçamento da União que entrou na mira do STF, mas acabou liberado sob a condição de transparência em torno do nome dos destinatários e do uso feito com o dinheiro. É o mínimo, não?

NOTAS 
LACROU 1

E não faltam sinais de que as conversas de bastidores estão a todo vapor. Um destes movimentos ficou evidenciado em postagem de Merabe nesta segunda-feira, 6. Entre irônica, divertida e misteriosa, a médica iniciou um vídeo dizendo que pretendia reconhecer um erro que cometeu para se redimir e tentar minimizar os efeitos desse “equívoco”.

LACROU 2

Depois de criar o clima e incendiar a imaginação dos internautas, ela vira para o lado, estende a mão e pede desculpas a um Itamar cheio de dentes à mostra que surge em cena. O vídeo termina com um abraço “fofo” entre os dois. É lindo ver uma amizade genuína brotar de forma espontânea, né?

NAS ESCOLAS

Já Montenegro, correligionário do Coronel, decidiu dar batidas em todas as mais de 140 unidades de ensino do município à caça de problemas e expondo críticas dos pais. De mato alto no entorno das escolas à falta de ventiladores nas salas de aula que viram sauna no calorão de Rio Preto, o que não tem faltado para ele é conteúdo para azucrinar o governo.

DERRITE 1

Passava das 23h do domingo, 5, quando a assessoria do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, desmarcou a agenda dele em Rio Preto logo no início da manhã de segunda-feira, 6, para um oba-oba de entrega de viaturas da Policia Militar a cidades da região.

DERRITE 2

Como não deu tempo de o pessoal do CPI-5 avisar todas as autoridades interessadas no rolezinho político, vários figurões se irritaram ao dar com a cara na porta. Mas o motivo do “furo” por aqui é mais do que justificável. Derrite foi convocado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), já com o domingo chegando ao fim, para uma reunião do gabinete de crise montado para o enfrentamento da crise do metanol, ocorrida na manhã desta segunda. A entrega das viaturas foi remarcada para amanhã (quarta-feira, 8).

PROMOVIDO

Integrante do Ministério Público, Luis Donizete Delmaschio, que era auxiliar (entrância intermediária), agora é titular (entrância final). Ele foi promovido “por merecimento”, segundo publicação do Diário Oficial, a 23º promotor de Justiça de Rio Preto. Assim, na comarca local o MP passa a contar com 23 promotores, entre cíveis, criminais, violência doméstica, infância e juventude, além de um promotor auxiliar.

FOI

Dênis Robson de Paula, apadrinhado pelo vereador Pedro Roberto (Republicanos) na Secretaria de Serviços Gerais de Rio Preto, teve sua exoneração do cargo publicada no Diário Oficial de sábado, 4. Ele foi comunicado pela chefia que seria demitido horas depois de o parlamentar votar contra o aumento do IPTU na Câmara no último dia 25 de outubro.

E AÍ?

Pedro disse à Coluna nesta segunda, 6, que pediu agenda para tratar do assunto com o prefeito Coronel Fábio Candido (PL) e com o supersecretário Rodrigo Carmona. Da conversa sairá a definição se ele seguirá ou não na base aliada.

AFAGO 1

Duas semanas após anunciar sem muita explicação, mas acabrunhado, seu pedido de renúncia da vice-presidência do MDB de Rio Preto, que tem na presidência Edinho Filho, o ex-presidente da Emcop Pedro Nimer anda felizão de novo. Ele está assumindo, agora, a coordenação do partido “em alguns municípios” da região, dentre os quais Mirassol, Bálsamo, Cosmorama e Jales, mais Olímpia e entorno.

AFAGO 2

Ao agradecer pelo reconhecimento aos longos anos de militância partidária e à confiança demonstrada quando lhe deram a nova missão, Nimer cita Baleia Rossi, cacique nacional do MDB e deputado federal de Ribeirão Preto, além do presidente estadual, Rodrigo Arenas. E posa em foto com os dois. Nenhuma referência aos mandachuvas locais, leia-se o ex-prefeito Edinho Araújo e o deputado estadual Itamar Borges. Pelo jeito, o potinho de mágoa segue transbordando.