Obras devocionais lideram lista dos livros mais vendidos de 2024

Acordar, preparar uma refeição e separar alguns minutos do dia para ouvir a mensagem de Deus. Essa tem sido a rotina de muitos brasileiros nos últimos anos e não é muito difícil nos esbarrarmos por aí com pessoas que seguem esse hábito diariamente. Isso se dá ao fato de que os devocionais têm sido os livros preferidos pela maioria dos leitores na hora da compra.
Segundo a lista divulgada pela Amazon dos 25 livros mais vendidos de 2024, o devocional “Café com Deus Pai” lidera a lista. Desde que foi lançado, em 2020, o best-seller não sai da lista dos mais vendidos pela plataforma. Ainda na lista, outros dois devocionais aparecem entre os mais vendidos – um destinado às mulheres e outro, aos adolescentes.
Mas, afinal, o que são devocionais? Devocionais são práticas espirituais que envolvem oração, leitura e meditação da Bíblia, visando aproximar as pessoas de Deus. Em algumas igrejas evangélicas, essa prática é frequentemente utilizada.
INFLUÊNCIA DAS REDES
Um dos motivos pelo sucesso de vendas do devocional “Café com Deus Pai” se dá pelas redes sociais. Hoje em dia, é muito comum ver pessoas compartilhando as passagens do livro por meio de postagens. Foi desse jeito que, acompanhando amigos que compartilhavam seus momentos de comunhão com Deus que a jornalista e empresária, Patrícia Ribeiro adquiriu o hábito de ter a leitura do devocional como parte essencial do seu dia a dia.
“Todas as manhãs, leio o devocional enquanto tomo o café da manhã. A linguagem do devocional é simples e nos convida à reflexão das nossas atitudes. Esse momento de fé e de esperança aumenta a minha conexão com Deus”, conta.
Apesar de não sentir uma necessidade de se rotular em uma religião específica, Patrícia acredita que os poucos minutos que passa lendo as passagens são momentos de calmaria e paz. “São alguns minutos silenciosos quando tenho a oportunidade de estar a sós com Deus. Sinto-me mais confiante e com mais esperança após ler o devocional e refletir sobre o assunto do dia”, conta.
PERFIL DOS LEITORES
“Café com Deus Pai” é escrito por Junior Rostirola, pastor da igreja evangélica Reviver, localizada em Santa Catarina. Apesar de ser um livro escrito originalmente com base na teologia do evangelismo, a obra tem sido utilizada como instrumento de estudos para pessoas de diferentes religiões.
Para a psicóloga Mara Madureira, o perfil dos leitores é em sua maioria adultos que buscam o fortalecimento da fé a partir de uma linguagem acessível e mensagens mais rápidas, coerente com o espírito da época digital. “Grande parte do consumidor inclui pessoas que estão enfrentando algum tipo de crise pessoal ou familiar e encontram, em obras de conteúdo religioso, motivação para o enfrentamento do momento crítico”, explica.
“Outro aspecto é a expansão massiva de templos e igrejas e o atrativo discurso de lideranças religiosas, com poder de fidelização de novos seguidores e viralização de conteúdos nas redes sociais”, complementa a profissional.
Segundo a psicóloga, a pandemia impactou grandemente os hábitos e comportamentos. “Em tempos de crises, as mudanças comportamentais refletem a necessidade do fortalecimento das conexões humanas e de práticas espirituais, com o objetivo de oferecer conforto emocional. A impossibilidade de convívio físico e o fechamento de igrejas favoreceram a produção e o consumo de conteúdos devocionais para lidar com as incertezas, perdas e o isolamento social. A mensagem central de obras devocionais é divulgar e encorajar as práticas religiosas, espirituais e oferecer ensinamentos bíblicos para o enfrentamento de problemas cotidianos”.
PROMISSOR
Conforme a psicóloga, a tendência dos devocionais é se tornar cada vez mais frequentes, já que o mercado para esse tipo de conteúdo é muito promissor e tem vida longa. “O segmento está bastante aquecido e há muito o que explorar ainda”, analisa.
Já Patrícia acredita que o sucesso dos devocionais seja duradouro a longo prazo, já que alguns temas abordados podem ir ao encontro daqueles que necessitam. “Ultimamente tenho presenteado amigos e familiares com o livro. Também costumo fazer a leitura em intenção a algumas pessoas, como familiares doentes e amigos que estão aniversariando no dia”, finaliza.