Polícia de Rio Preto apreende duas toneladas de fios furtados

A Polícia Civil prendeu em flagrante quatro comerciantes e apreendeu duas toneladas de fios de cobre nesta terça-feira, durante a 3ª fase da Operação Cegueira Deliberada, focada em reprimir o furto, roubo e a receptação de fiação na região de Rio Preto.
Os comerciantes detidos são donos de estabelecimentos onde foram encontradas fiações de cobre sem nota fiscal ou documento que comprovasse a origem lícita da compra. A polícia aponta a situação como indício de crime de receptação, caracterizado pela aquisição de produtos de origem furtada ou roubada.
Durante a operação, coordenada pela Delegacia Seccional de Rio Preto, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e 89 ordens de vistoria em estabelecimentos suspeitos de comercializar fiação elétrica sem comprovação de origem legal.
Desde a primeira fase da operação, a Seccional de Rio Preto tem orientado donos de ferro-velhos e empresas de reciclagem a evitar a compra de fios sem nota fiscal, como forma de desestimular o furto e roubo do material.
“Em alguns estabelecimentos foram localizadas placas recém-confeccionadas alertando que não compram sem identificação do vendedor e demonstração de origem”, afirmou o delegado seccional Everson Contelli.
Os comerciantes investigados vão responder por receptação qualificada. Caso sejam condenados, poderão pegar penas de 6 a 16 anos de reclusão. Já os autores de furto ou roubo de fios estão sujeitos a penas que variam de 2 a 8 anos de prisão.