Região de Rio Preto já tem mais de 85 mil declarações entregues

Região de Rio Preto já tem mais de 85 mil declarações entregues
(Divulgação/Marcello Camargo/Agência Brasil)

Após 23 dias do início do período de entrega das declarações de Imposto de Renda em 2025, a Delegacia Regional Tributária de Rio Preto já recebeu 85 mil, segundo dados da Receita Federal. Só em Rio Preto foram entregues 25 mil delas, a 15ª cidade do estado de São Paulo em número de declarações até o momento.

Segundo especialistas, o número de declarações entregues está dentro do esperado e só não está mais alto devido ao atraso da liberação da declaração pré-preenchida completa.

Ao todo, os rio-pretenses já entregaram 25.906 declarações até a manhã desta segunda-feira, 7. Ao todo, este número deve chegar a 160 mil até o dia 30 de maio, último dia do prazo.

Na região, Catanduva é a primeira cidade da lista a aparecer, além de Rio Preto, segundo a Delegacia Regional Tributária, com 6.566 declarações entregues. Depois dela aparecem: Votuporanga (5.201), Fernandópolis (3.640), Olímpia (3.107), Mirassol (2.955), Novo Horizonte (2.333), José Bonifácio (2.253), Monte Aprazível (1.610) e Tanabi (1.427).

A estimativa é que 46,2 milhões de contribuintes acertem as contas com o Fisco em todo o Brasil. Até o momento 9 milhões já foram entregues. Somente no estado de São Paulo 2,7 milhões já foram recebidas.

Expectativas

A Receita Federal espera que as entregas se estabilizem e voltem a crescer nas semanas finais do prazo, justamente em função da disponibilização da declaração pré-preenchida.

“O número de declarações entregues está dentro do esperado. Nos primeiros dias são entregues muitas declarações, depois o número diário cai um pouco. Este ano houve uma alta nas entregas a partir de 1º de abril quando todos os dados da pré-preenchida ficaram disponíveis e muita gente que estava esperando, fez e entregou a declaração. A tendência é uma nova estabilização e um grande crescimento na entrega nas últimas semanas” diz o delegado da Receita Federal em Rio Preto, Paulo Sérgio Cláudio.

Coincidência ou não, ainda conforme a Receita, o número cresceu 105% após o lançamento. “O número cresceu dia 01 e 02 de abril e caiu dia 03, conforme esperado. No dia 31 de março foram 313 mil entregues, e no dia 01 de abril 643 mil entregues em todo o Brasil” afirma o delegado da Receita Federal.

O presidente da Assescrip, Manuel Mazza Torres, notou aumento nas entregas e considera o dia 1º de abril como “marco zero”.

“Como se fosse uma prorrogação de prazo, pois no caso dos contadores, entendemos que os atrasos na liberação total da pré-preenchida desestimularam a entrega durante o mês de março. No ano de 2024 tivemos na região 149 mil declarações entregues no prazo e esperadas 159 mil para 2025. Mesmo com o atraso na liberação da pré-preenchida, em somente 3 dias já temos 14% entregues em São José do Rio Preto e 16% no total do Estado de São Paulo”, diz.

Dificuldades

O presidente conta haver divergências em relação aos dados que as empresas fornecem aos contribuintes. “A dificuldade é justamente a inconsistência dos dados que temos verificado nas pré-preenchidas, mesmo as baixadas em abril. Isso traz insegurança quanto a possível malha fiscal para os contribuintes que apresentarem a declaração com dados divergentes”.

Prazo para entrega

O prazo final é dia 30 de maio e quem deixar para entregar de última hora, pode correr alguns riscos, explica o delegado. “É importante não deixar para última hora por poder ter uma pane no seu computador, uma queda de energia ou problema na sua conexão com a internet. Os sistemas da Receita Federal são dimensionados para receberem um volume maior de declarações nos primeiros e últimos dias, quando ocorrem os picos de entrega”.

Quem perder o prazo para entrega estará sujeito ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. A multa é de 1% ao mês sobre o imposto devido, se tiver imposto devido. Quem estiver obrigado e não entregar terá o CPF pendente de regularização.

(Colaborou Ana Beatriz Aguiar)