Caravana de Tarcísio ficará três dias na região de Rio Preto anunciando 'pacote de bondades'
Com inequívoca inspiração nos “shows do milhão” que o ex-governador Rodrigo Garcia (então no PSDB) criou para distribuir recursos, fazer anúncios e assinar convênios, arregimentando, assim, prefeitos, vereadores e deputados para seu “palanque” às vésperas da campanha de 2022, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) desembarca na próxima semana em Rio Preto e região com sua Caravana 3D.
O formato é o mesmo, embora com programação mais longa. A previsão é de que, desta vez, Tarcísio, que já furou recentemente agendas prometidas a quatro cidades, se redima com três dias de perambulação por cidades da região.
A relação das cidades que o atual inquilino do Palácio dos Bandeirantes vai visitar, e a qual a Coluna teve acesso, conta, pela ordem, com Catiguá, Catanduva, Novo Horizonte e Rio Preto no dia 22 (quarta-feira). No dia 23 (quinta-feira), Tarcísio inicia com atividades em Rio Preto, segue para Mirassol e encerra o dia em Bady Bassitt (esta última ainda sujeita a confirmação). Já no dia 24 (sexta-feira), Tarcísio se dedicará a Macaubal, Votuporanga e Fernandópolis.
Conhecendo a flexibilidade de última hora das agendas do governador, vale lembrar que tudo isso pode mudar, especialmente se houver lobby forte o suficiente de “parceiros políticos”.
Além das já sabidas inaugurações da nova unidade do Centro de Reabilitação do Lucy Montoro em Rio Preto e do Hospital Regional de Mirassol, os demais anúncios que o governador fará teriam vazado de forma seletiva, somente para os mais próximos, o que vem irritando políticos locais, especialmente deputados que se viram “preteridos”.
Pelo sim, pelo não, o fato é que cada um tenta, a seu modo, carimbar obras importantes ou liberação de recursos com suas digitais.
O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB), por exemplo, atropelou o governador e foi in loco mostrar as novas instalações do Lucy Montoro e também o espaço que receberá um hospital ligado ao centro de reabilitação, um dos anúncios que o governador fará.
Já Itamar Borges (MDB), também deputado estadual, dedicou o espaço que ganhou na propaganda partidária do MDB para falar do Hospital Regional de Mirassol, que virou alvo de disputa de foice nas redes sociais entre todos os aspirantes a “pai da criança”.
Danilo Campetti (Republicanos), por sua vez, combinou com o prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), dividir entre os dois o mérito pelo anúncio de que o Estado fará aportes de R$ 5 milhões para ajudar a fechar as contas da Saúde. A movimentação da pré-temporada da Caravana 3D na cidade dá o tom da batalha de cotoveladas pelo melhor enquadramento nas fotos com Tarcísio.
NOTAS
DEIXA ASSIM 1
O ex-prefeito Edinho Araújo (MDB) não renovou contrato com empresa para oferecer serviço de guincho e pátio para remoção e guarda dos veículos flagrados em irregularidades administrativas, como estacionamento em espaços irregulares, por exemplo. E, pelo jeito, esta também não é prioridade do governo do Coronel Fábio Candido (PL) que, quase concluindo seu primeiro ano à frente da Prefeitura de Rio Preto, também não regularizou a situação.
DEIXA ASSIM 2
Resultado: motoristas ignoram solenemente as vagas exclusivas para idosos, cadeirantes e gestantes, entre outros espaços com restrições, porque sabem que não terão os veículos levados para o pátio, o que pesa no bolso para resgatá-lo depois. No máximo, o que ocorre é uma multa que depende do flagrante da Polícia Militar. E assim segue, sem que ninguém coloque ordem na casa…
OVERDOSE...
Em menos de uma semana, mais especificamente de 10 a 16 deste mês, oito moções de aplauso foram protocoladas na Câmara de Rio Preto às forças de segurança do município, sendo a maioria esmagadora – sete no total – destinadas para a Polícia Militar. O rasga-seda se dá até mesmo diante das ações mais comezinhas, ou seja, as atribuições básicas das corporações.
... DE MOÇÕES...
Apenas no último dia 16, por exemplo, os vereadores bolsonaristas Marcelo Renato (Novo), que é policial militar da reserva, e o caçula na Casa, Felipe Alcalá (PL), apresentaram, juntos, cinco proposições neste sentido. Teve pedido de aplausos à Força Tática do 17º BPMI pela apreensão de 12 quilos de maconha e teve também elogios ao mesmo grupo por prender um homem por posse ilegal de arma e posse de cocaína. Ambas do vereador do Novo.
... À POLÍCIA
Logo depois, vem Alcalá pedindo aplausos à Força Tática por combater o tráfico de drogas e retirar das ruas 119 quilos de entorpecentes. E mais uma do mesmo vereador também congratulando-se com o grupo por “por ocorrência de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas”. As demais seguem na mesma linha, qualquer registro vira motivo para uma moção.
À Polícia Civil, foi protocolada manifestação de aplauso “pela brilhante prisão de suspeito envolvido em crimes de exploração infantil”.
FUTEBOL...
O que parecia improvável um ano atrás vai se tornando cada vez mais factível: o Mirassol FC, que tem como cartola o também prefeito Edson Ermenegildo (PSD), se classificar para a Libertadores ou disputar a Sul-Americana. Agora, pelo jeito, superar os obstáculos dentro das quatro linhas nem é o mais difícil.
... COM...
Isso porque questões de infraestrutura mais complexas entram em jogo no caso de campeonatos internacionais, como a exigência de um aeroporto internacional/regional a uma distância mínima de 150 quilômetros. E aqui está o X da questão. O aeroporto mais perto de Mirassol com esta classificação é o de Campinas. Uma alternativa para cortar caminho, e o Mirassol jogar no Maião, seria a Anac abrir uma permissão especial para tanto.
... POLÍTICA
Segundo a regulamentação da Conmebol, por exemplo, “é obrigação fundamental e exclusiva do respectivo clube determinar outro aeroporto idôneo que se ajuste ao estabelecido no presente ponto, respeitando a distância indicada anteriormente”. É necessário contar com as permissões cabíveis pelo menos 15 dias antes da partida. A pergunta que se faz agora é se, nesse contexto, existiria força política suficiente para que o aeroporto de Rio Preto ou o de Ribeirão Preto ganhe essa “permissão especial”.
Vida nova...
Imagem da matéria
Vida nova... - Divulgação 16/10/2025
Com ou sem inauguração oficial pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), inicialmente prevista para 4 de outubro e agora agendada para o dia 23, frei Francisco vem seguindo rigorosamente o calendário programado para início gradativo das atividades do Hospital Regional São Pedro da Providência de Deus, em Mirassol. Na última quinta-feira, 16, ocorreu a transição da maternidade para o novo prédio, já com a realização do primeiro nascimento, amplamente comemorado nas redes sociais. “A chegada da pequena Sofia simboliza a esperança, a fé e o compromisso de uma equipe que nasceu para servir à vida”, escreveu frei Francisco em postagem com o bebê em suas mãos (foto).

Redação 



