Ex-comandante da PM assume a Secretaria de Segurança Pública de Rio Preto

Ex-comandante da PM assume a Secretaria de Segurança Pública de Rio Preto
Marcio Cortez assume Secretaria Municipal de Segurança Pública (Divulgação)

O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), nomeou nesta terça-feira, 25, o coronel da reserva da Polícia Militar Márcio Cortez como secretário municipal de Segurança Pública. Cortez foi anunciado para o posto no início de janeiro. No entanto, aguardou sua aposentadoria da PM ser oficializada pelo governo do Estado para assumir oficialmente as funções na secretaria. Nesse período, o secretário de Planejamento, também coronel da reserva da PM, Mauro Alves dos Santos Júnior, foi titular interino de Segurança Pública.

A portaria de nomeação, assinada pelo secretário de Administração, Adilson Vedroni, foi publicada no diário oficial do município nesta terça, 25, com efeitos retroativos a partir de 21 de março.

Ex-comandante do CPI -5 (Comando de Policiamento do Interior 5), Cortez tem acompanhado o dia a dia da pasta de segurança e participa de eventos no gabinete do prefeito e fora dele. No dia 26 de fevereiro, por exemplo, acompanhou e discursou na solenidade de passagem de comando da Guarda Municipal. 

O coronel da reserva assume a Secretaria na reta final do concurso para contratação de 100 novos agentes. Cortez também vai comandar a Guarda Municipal, que passará a utilizar armas de fogo oficialmente fornecidas pela Prefeitura. Atualmente, os agentes passam por treinamento específico para o uso do artefato.

Cortez é formado em Direito e possui uma formação em Ciências Policiais e de Ordem Pública.

De acordo com comunicado divulgado pela Prefeitura em janeiro, “o oficial concentra seus esforços principalmente em áreas cruciais como mediação de conflitos, polícia judiciária militar, mediação comunitária, crimes de menor potencial ofensivo e processo penal militar”.