Governo federal libera recursos para o campus da UFSCar em Rio Preto

Governo federal libera recursos para o campus da UFSCar em Rio Preto
Danilo Giroldo, diretor do campus e assessor especial da reitoria, cita definição sobre a doação de área (Diego Bressant 13/8/2025)

A comissão de instalação do novo campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Rio Preto entrou em contagem regressiva para consolidação da unidade na cidade. De acordo com Danilo Giroldo, diretor do campus e assessor especial da reitoria, o Governo Federal já disponibilizou o investimento de R$ 50 milhões para a construção do prédio e R$ 10 milhões para a compra de equipamentos e mobiliário. “Temos um ano para empenhar essa verba sob o risco de perdê-la”, disse.

Giroldo menciona que aguarda a definição sobre a doação de uma área da Unesp, localizada na Estação Ecológica do Noroeste Paulista, que tem 168 hectares, para que a equipe técnica possa definir o projeto de construção do campus. Por enquanto, a UFSCar conta com uma área de 15 hectares, doada pela Prefeitura de Rio Preto. O menor campus da UFSCar, em Sorocaba, tem 71 hectares, ou seja, quatro vezes maior. O campus com mais extensão é o de São Carlos, com 645 hectares.

PREFEITURA

A questão está em definição pela Prefeitura. Segundo apurou a reportagem, o Ibilce concordou em devolver a área para o município, desde que receba outro espaço em contrapartida.

Para que a verba seja empenhada, é preciso que uma empresa já tenha sido selecionada no processo de licitação e o contrato esteja assinado para início da execução.

Em julho, a reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, publicou a portaria 7664/2025 que instituiu a Comissão Integrada para Elaboração dos Projetos Pedagógicos do Campus da UFSCar em Rio Preto.

“Composto por professores e técnicos, eles serão responsáveis por definir a grade disciplinar das graduações ofertadas no novo campus”, explica Giroldo, que foi nomeado diretor da unidade em Rio Preto, acompanhado de Lisandra Marques Gava Borges, nomeada vice-diretora interina do centro acadêmico.

“Neste ano vamos contratar 40 professores e 60 no ano que vem. O processo seletivo será iniciado por remoção interna, ou seja, professores que fazem parte da universidade e têm interesse em se mudar para Rio Preto”, diz.

Também está no cronograma a publicação de edital de concurso público para preenchimento de 200 cargos técnicos e administrativos. A expectativa é que o anúncio seja feito entre os meses de outubro e novembro.

CURSOS

Três cursos de graduação serão iniciados em março do ano que vem (Artes, Ciências e Humanidades e Ciências e Tecnologia), no período noturno, com previsão de até 30 alunos por turma.

Há tratativas para que o curso de Artes seja ministrado na Swift, enquanto as graduações em Humanidades e Tecnologia sejam recepcionados, provisoriamente, no prédio do Instituto Federal.

Em nota, a Secretaria de Obras informou que a Prefeitura já disponibilizou a área e está oferecendo total suporte às ações necessárias. “Atualmente, aguardamos a apresentação do projeto pela UFSCar para a aprovação e execução da obra pela universidade”. Sobre a doação da área da Unesp, a pasta informou que a responsabilidade está com a Secretaria de Planejamento, que não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

DADOS 
Cronograma

Anunciado em junho do ano passado, o campus da UFSCar em Rio Preto está em processo de implantação, com previsão de abertura da primeira turma para 2026

A princípio, serão três cursos (Artes, Ciências e Humanidades e Ciências e tecnologia), cujas aulas serão no prédio do Instituto Federal e na Swift. Outros seis serão implantados gradualmente

A escolha dos cursos a serem oferecidos envolveu processo com reuniões técnicas com 70 entidades e audiências públicas para ouvir a população

Cursos

Serão três Bacharelados Interdisciplinares (BI), com dois cursos em cada

BI Artes

Artes Cênicas

Produção Cultural

BI Ciências e Humanidades

Arquitetura e Urbanismo

Serviço Social

BI Ciência e Tecnologia

Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Engenharia de Manufatura e Design