Motta assina proposta de PEC da redução da escala de trabalho
O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL), de Rio Preto, assinou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê o fim da escala de trabalho 6x1. O outro deputado federal da região, Fausto Pinato (PP), de Fernandópolis, também assinou o texto, de autoria da deputada Érika Hilton (Psol).
"Como representante dos trabalhadores e em especial dos comerciários, sempre fui favorável à redução da jornada. Assinei hoje a PEC que defende o fim da escala 6x1", afirmou o parlamentar.
Segundo Motta, o momento, agora, é tentar conhecer melhor a proposta e iniciar o debate a respeito da questão. "Ressalto que este é apenas o começo de uma discussão importante, e meu compromisso é ouvir todos os lados envolvidos, incluindo trabalhadores e empresários, para garantir uma proposta que seja equilibrada e justa", disse o parlamentar.
A proposta visa reduzir a jornada de trabalho de 44 horas semanais para 36 horas semanais, reduzindo a escala de seis dias de trabalho para um de folga para quatro dias de trabalho e três de folga.
A proposta já alcançou o número mínimo de 195 assinaturas para tramitar na Câmara dos Deputados.