No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro de Rio Preto faz alerta sobre queda nas doações
No mês em que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, no próximo dia 25 de novembro, o Hemocentro Rio Preto faz o alerta para os índices preocupantes sobre a doação de sangue, que registrou uma queda de quase 10% nos últimos três anos, quantidade que impacta no decorrer de um ano.
Para o coordenador de captação do Hemocentro, Guilherme Vila Real, a data é uma oportunidade para atrair novos doadores de sangue. “Apesar do momento de celebração com nossos doadores e de agradecimento pela solidariedade a altruísmo de toda a população, nossos números de dações têm caído ao longo dos anos. Isso pode ter impacto direto em transfusões e cirurgias que fazemos, pois atualmente atendemos a 40 instituições de saúde. Por isso é tão importante que consigamos novos doadores para o banco”, ressalta.
Podem doar sangue pessoas com idades entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal), com mais de 50 kg e em boas condições de saúde.
Dicas
É fundamental que os doadores estejam bem hidratados e alimentados. Quem estiver com sintomas gripais ou alérgicos precisa aguardar pelo menos sete dias após o desaparecimento total dos sintomas. Quem fez tatuagem ou piercing recentemente, o prazo é de 6 meses para doar novamente.
O Hemocentro fica na avenida Jamil Feres Kfouri, 80, atrás do Hospital de Base, e funciona todos os dias, das 7h às 13h.